Carros que usam combustível fóssil podem ser proibidos no Brasil em 2060

0

Você consegue imaginar um futuro no Brasil onde nenhum carro movido a combustível fóssil circulas pelas ruas? Pois esse futuro pode estar mais próximo do que parece, já que o Senado Federal está avaliando a possibilidade de proibir a circulação de veículos com motores tradicionais, a combustão, em 2060. Com certeza seria um futuro mais verde para o país, ainda que um tanto estranho a princípio.

A proposta é do senador Telmário Mota (Pros), do estado de Roraima, região conhecida pelas pautas sustentáveis. A ideia da medida é parte do chamado PLS (Plano de Logística Sustentável) e visa diminuir gradativamente o consumo de combustível fóssil, fomentando a popularização de veículos elétricos e outras opções sustentáveis, até a suspensão total dos motores a combustão em 2060.

A medida, caso aprovada, poderá ter seus efeitos sentidos a partir de 2030, quando a frota de veículos movida a combustível fóssil poderá ser de 90% do total, cedendo os 10% restantes a motores elétricos e outros. O aumento gradativo atingiria seu ápice antes da proibição em 2050, com a inversão dos números de 2030: 10% de motores a combustão contra uma frota 90% sustentável.

Vale lembrar que a medida afetaria os carros que se utilizam de combustível fóssil, como gasolina e diesel. Veículos movidos à base de biocombustíveis, como etanol, poderiam continuar circulando livremente, sendo, inclusive, parte da frota sustentável.

Avançando com sustentabilidade

O PSL, caso aprovado, colocaria o Brasil em posição privilegiada em relação ás medidas sustentáveis, especialmente no momento atual, onde os problemas de queimadas na Amazônia vêm prejudicando a imagem do país no exterior em relação ao tema do meio-ambiente.

Alguns países, especialmente na Europa, já possuem uma quantidade maior de veículos elétricos circulando. A maior frota sustentável no mundo roda hoje na Alemanha, país conhecido pelo mercado automobilístico de altíssimo nível, contando com algumas das maiores montadoras do mundo.



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com