Yasuke: conheça a curiosa história do famoso samurai negro

0

Muitos fãs do ator Chadwick Boseman, o Pantera Negra da Marvel, se assustaram ao ver sua aparência nos últimos dia, por conta de sua aparência bastante magra. No entanto, a explicação logo foi dada: ele está se preparando para dar vida a Yasuke, que ficou conhecido por ser o único samurai negro da história.

Se você não conhecia a curiosa história de Yasuke, continue com a leitura abaixo.

Acredita-se que Yasuke nasceu entre 1555 e 1556, em um local atualmente ocupado pelo Moçambique, apesar de alguns historiadores afirmarem que ele nasceu em Angola ou na Etiópia.

Yasuke chegou ao Japão em 1579 a serviço do missionário jesuíta italiano Alessandro Valignano, que estava em missão pelas Índias, África oriental e sul e o leste da Ásia. A pele negra do futuro samurai chamou a atenção dos japoneses logo de cara, incluindo o homem que mudaria sua vida para sempre: o daimyo (termo usado para designar os grandes senhores de terras) Oda Nobunaga.

Em um primeiro momento, Oda pensou que a pele negra de Yasuke era tinta, tanto que chegou a pedi-lo para se lavar da cintura para cima. Após se convencer que aquela era uma característica natural do visitante, o daimyo desenvolveu uma grande admiração por ele e o chamou para ser seu guarda-costas. Muito por conta do seu tamanho – em torno de 1,88m, estatura bem acima da média dos homens japoneses da época.

Em 1581, apenas dois anos após sua chegada ao Japão, Yasuke se tornou oficialmente um samurai do país e se tornou guarda do castelo do seu chefe.

Um ano mais tarde, em junho de 1582, Oda foi atacado e derrotado pelas forças do general Akechi Mitsuhide, o que o fez cometer seppuku (ou harakiri, o famoso suicídio que samurais cometiam após uma derrota).

Yasuke, que lutou contra o inimigo, se juntou a Oda Nobutada, o filho do daimyo, que pouco tempo depois, também cometeu o seppuku.

O samurai negro optou por não cometer o famoso suicídio e ao invés disso, deu sua espada para Akechi Mitsuhide. O general disse que Yasuke era uma “besta” e que não sabia de nada, mas decidiu não matá-lo.

Algumas hipóteses já foram levantadas sobre esse ato de misericórdia de Mitsuhide, como: ele sentiu pena de Yasuke; o fato de pessoas de pele negra serem admiradas no Japão (Buda chegava a ser retratado como negro em alguns templos japoneses) e o general queria evitar problemas com os jesuítas em um momento de turbulência política no Japão, já que o país estava dividido nesta época.

Não existem mais registros escritos a respeito do que teria acontecido com Yasuke após a derrota de Oda Nobunaga. Acredita-se apenas que ele voltou a servir os jesuítas após esse conflito.

Por fim, a respeito do nome do samurai negro, vários hipóteses já foram levantadas. Uma diz que seu nome verdadeiro seria Yasufe, uma variação do popular nome moçambicano Issufo.

Outra diz que ele seria integrante do povo Yao, e que ao chegar ao Japão, ganhou o sufixo “suke”, muito usado para nomes de homens japoneses. Uma terceira afirma que seria uma variação de Isaque.



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com