A beleza é relativa. Cada pessoa tem um padrão no qual define o que é bonito ou não. Muitos se aliam a estéticas pré-definidas por sociedades, mas muita gente também gosta do que foge do padronizado.
Uma pesquisa realizada pelo Centro de Cirurgia Plástica Avançada de Londres buscou padronizar ao máximo todos os conceitos de beleza e encontrar o rosto mais bonito do mundo. O estudo, coordenado pelo Dr. Julian de Silva, teve os seus resultados divulgados recentemente.
Segundo a pesquisa, a atriz americana Amber Heard é a dona do rosto mais bonito do mundo. Por mais que pareça uma escolha dotada de senso comum, os estudiosos afirmam ter muita ciência por trás da escolha.
Os rosto de diversas celebridades foram analisados de acordo com as proporções da teoria grega Proporção Áurea, conhecida por ter a “fórmula secreta da perfeição”. A partir dessa medida, o mapeamento foi feito em 12 pontos-chave faciais, incluindo olhos, nariz, sobrancelhas, lábios, queixo, mandíbula e formato do rosto.
O mapeamento apontou que os traços de Amber Heard atendem a 91,85% da consagrada Proporção Áurea. A socialite Kim Kardashian ficou em segundo lugar, com 91,39%. A modelo Kate Moss obteve a terceira posição, com 91,06%. Também estão na lista as modelos Emily Ratajkowski e Kendall Jenner, as atrizes Helen Mirren, Scarlett Johansson e Jennifer Lawrence e a cantora Selena Gomez.
Fragmentação do rosto mais bonito
O estudo também fragmentou o estudo e buscou quem tem determinada parte do rosto mais bonita em todo o mundo. Foram considerados olhos, sobrancelhas, formato de rosto e lábios.
Veja, na lista abaixo, quem ganha em cada quesito, segundo a pesquisa:
- Rosto mais bonito em geral: Amber Heard
- Sobrancelhas mais bonitas: Kim Kardashian
- Olhos mais bonitos: Scarlett Johansson
- Formato de rosto mais bonito: Rihanna
- Lábios mais bonitos: Emily Ratajkowski
- Testa mais bonita: Kate Moss
Veja como ficaria a junção de cada elemento:
Conceito de beleza não mudou com o tempo
De acordo com o Dr. Julian de Silva, líder do estudo, o conceito de beleza não passou por transformações tão profundas ao longo do tempo. O cientista afirma que o resultado da pesquisa aponta que o ‘bonito’ em 2016 é o mesmo ‘bonito’ da Grécia Antiga, de acordo com a Propoção Áurea.
“Após criarmos o programa e os algorítimos para os pontos-chave no rosto, pensei que seria uma boa ideia fazer o teste em algumas das mulheres mais bonitas do mundo e ver se poderíamos provar, com geometria e ciência, o que faz um rosto bonito. Os resultados mostraram que várias atrizes e modelos tem feições faciais que chegam próximo aos antigos princípios gregos para perfeição física. Agora com o mapeamento pelo computador, podemos calcular como isso se aplica a mulheres reais”, afirma Julian de Silva.