A Terra parece grande demais para nós, seres humanos. No entanto, com as tecnologias atuais, é possível não apenas vê-la de longe, como também monitorá-la.
Foi o que a Nasa fez. A agência divulgou, no fim da última semana, um vídeo que mostra um ano da Terra vista do espaço. O registro tem apenas dois minutos e 46 segundos, mas mostra como o planeta se comportou durante o período.
As imagens foram feitas pela câmera Earth Polychromatic Imaging Camera (EPIC), do satélite Deep Space Climate Observatory (DSCOVR) da Agência Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA). Os registros foram feitos entre julho de 2015 e julho de 2016.
A aproximadamente 1,6 milhão de quilômetros da Terra – ponto de equilíbrio entre as gravidades do planeta e do Sol -, a câmera do satélite captou sua primeira imagem no dia 6 de julho de 2015. Depois disso, o aparelho enviava uma foto a cada duas horas.
As imagens feitas pela EPIC vão ajudar a Nasa a estudar o aquecimento global e ter mais precisão em previsões meteorológicas. Os níveis de ozônio, a altura das nuvens, o efeito dos aerossóis na atmosfera, a vegetação em si e os raios ultravioleta serão monitorados pela agência.
Veja o vídeo:
Veja também:
- A mudança climática está mexendo com o eixo da Terra
- O que aconteceria se um planeta colidisse com a Terra?