A ‘regra dos 5 segundos’ foi desmascarada pela ciência – de novo

0

Pesquisadores mais uma vez desmascaram a regra dos 5 segundos, onde a comida é aparentemente “segura” para ser consumida, caso tenha sido pega do chão dentro deste curto período.

Ao testar vários alimentos em superfícies diferentes para ver o quão rápido as bactérias contaminam a comida, os pesquisadores descobriram que as bactérias podem saltar sobre nossos lanches em menos de 1 segundo, o que, é claro, é uma má notícia para as pessoas que tem o hábito de pegar alimentos que caíram no chão.

A noção popular da regra dos 5 segundos é que se um alimento cair no chão, mas for pego rapidamente dentro desse prazo, ele é seguro para ser ingerido, porque as bactérias precisam de tempo para serem transferidas do chão para o alimento.

Segundo Donald Schaffner, um membro da equipe de pesquisa da Universidade Rutgers, em Nova Jérsei, eles decidiram rever essa prática, pois a mesma ainda continua a ser muito difundida. O tema pode parecer simples, mas os pesquisadores queriam que seus resultados tivessem base na ciência de maneira sólida.

O experimento

A equipe escolheu quatro tipos diferentes de superfície para a pesquisa – de aço inoxidável, de azulejos de cerâmica, de madeira e de carpete – e escolheu um número de diferentes alimentos para serem derrubados estas superfícies, incluindo melancia, pão seco, pão com manteiga e balas de goma.

  5 casos intrigantes de suposta reencarnação

Eles cultivaram uma bactéria chamada Enterobacter Aerogenes (um parente seguro, não-patogênico de Salmonella) no laboratório, e cobriram todas as superfícies de teste com ela.

Em seguida, cada pedaço de comida foi derrubado em cada uma das superfícies cobertas pela bactéria. Logo depois, o alimento recolhido após várias quantidades de tempo: 1 segundo, 5 segundos, 30 segundos e 300 segundos.

Um total de 128 cenários diferentes foram concluídos e cada um foi repetido 20 vezes, somando 2.560 medições individuais usadas para analisar a quantidade de contaminação em cada item alimentar.

O resultado

A equipe descobriu que o fator mais importante se tratando de transferência de bactérias, foi a quantidade de umidade presente no alimento, seguido pelo tipo de superfície em que ele foi derrubado. Quanto mais grande era o alimentos derrubado, mais bactérias encontravam o seu caminho.

A transferência de bactérias da superfície para o alimento parece ser a mais afetada pela umidade. As bactérias não tem pernas, elas se movem com a umidade, e quanto mais úmida a comida é, maior é o risco de transferência. Além disso, um maior tempo de contato com alimentos, geralmente, resultam na transferência de mais bactérias da superfície para o alimento.

Segundo a equipe, mesmo eles tendo descoberto que tempos de contacto mais longos levam a níveis mais elevados de contaminação, pegar um alimento do chão no prazo de 5 segundos, ainda é um tempo suficiente para que as bactérias sejam transferidas – especialmente se o alimento está úmido ou pegajoso como melancia ou doces, que tiveram os níveis mais altos de contaminação durante os testes.

  Selfies aumentam casos de piolhos em escolas, diz estudo

5-segundos-regra

A regra dos 5 segundos é uma simplificação significativa do que realmente acontece quando as bactérias são transferidas de uma superfície para um alimento. Já que as bactérias podem contaminar o alimento de forma instantânea, assim que o mesmo toca o chão.

Outras descobertas

Algumas descobertas surpreendentes foram feitas durante a pesquisa. Você pode pensar que o tapete – com sua tendência de guardar migalhas e se sujar muito rapidamente – seria o pior local para a comida cair, mas os pesquisadores descobriram que na verdade é o contrário, porque sua estrutura minimiza a quantidade de contato que a comida tem com ele.

A equipe da Universidade de Rutgers não foi a primeira a desmascarar a regra dos 5 segundos – houve outros estudos revisados por especialistas sobre o mesmo assunto, inclusive alguns programas de TV também o abordaram. Mas a equipe espera que sua análise concreta dos diferentes tipos de alimentos e superfícies, ajude as pessoas a entenderem como um consenso popular entre muitas pessoas, não é algo que você deve basear suas práticas de higiene.

fonte



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com