Acordar cedo faz bem à saúde? Confira evidências científicas

0

Se você é uma pessoa que não gosta muito de acordar cedo, com certeza já escutou de muitas pessoas que mudar esse hábito é fundamental para você ter mais disposição. Mas afinal, acordar cedo faz bem para a saúde ou se trata apenas de uma crença popular? Nada melhor que a ciência para tirar essa dúvida.

Alguns estudos já comprovaram que acordar cedo pode estar relacionado com o sucesso de muitas pessoas. O motivo é que quem tem esse hábito está mais sincronizado com seu relógio biológico e sua personalidade costuma ser mais proativa, o que pode resultar em notas melhores na escola ou salários mais altos no trabalho.

É mais ou menos o que faz Tim Cook, atual CEO da Apple, que afirma levantar às 3h45 da manhã para checar sua caixa de e-mails. Inclusive, esse costume do executivo casa com o que muitos que tem esse hábito afirmam: nesse horário, as distrações são menores e você consegue focar melhor em suas atividades.

Além disso, a prática de exercícios pela manhã e a exposição à luz do sol aceleram nosso metabolismo e a temperatura corporal, o que pode melhorar seu rendimento durante o dia. Com esses exemplo, parece que acordar cedo faz bem para a saúde, não é mesmo

No entanto, se você tem dificuldades de levantar nas primeiras horas do dia, não se preocupe. Ainda segundo a ciência, essa questão da disposição varia de pessoa para pessoa. Muitas pesquisas já revelaram que algumas se sentem mais dispostas durante a manhã, enquanto que em outras, as atividades rendem melhor à noite.

Um estudo publicado recentemente na revista Nature Communications mostrou que existem mais de 350 fatores genéticos que influenciam se nossa disposição é melhor durante o dia ou à noite.

Ou seja, se você quer copiar o costume de Tim Cook em acordar ainda de madrugada para ter sucesso, no fundo, pode estar prejudicando você mesmo. Vale lembrar que a privação de sono, por exemplo, pode resultar em mau humor, falta de concentração, ganho de peso, crises de ansiedade e resultar no surgimento de algumas doenças.

Além disso, alguns especialistas lembram que outros fatores também devem ser levados em conta se você consegue acordar cedo e com disposição. Entusiasmo com trabalho, filhos pequenos e horários alternativos de trabalho são alguns exemplos.

Desta forma, é mais fácil você apenas notar em quais momentos do dia você se sente mais disposto e mais cansado e tentar sincronizar seu relógio biológico com esses horários.

Em outras palavras, acordar cedo faz bem para nossa saúde de fato. Mas se você não consegue fazer isso, não se preocupe. A culpa pode ser dos seus genes.

Veja também:   Brasileira vence feira de ciências e terá asteroide com seu nome



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com