Pasta nuclear: conheça o material mais duro já encontrado no universo

0

Quando pensamos em um material resistente, o aço é um dos primeiros nomes que surgem, mas a recém-descoberta pasta nuclear pode ser até 10 bilhões de vezes mais dura, sendo assim o material mais resistente de todo o universo. Ela é encontrada no interior da crosta de um tipo específico de estrela, denominada estrela de nêutrons, submetida a níveis absurdos de pressão.

Essas estrelas se formam quando estrelas maiores entram em colapso e se tornam uma grande massa de nêutrons. Cientistas descobriram recentemente que o material que se forma por baixo da camada mais externa das estrelas de nêutrons é extremamente duro. Esse material foi chamado de pasta nuclear, por ter uma estrutura similar a de alguns tipos de macarrão, ou “pasta”, no original italiano.

Os cientistas explicam que a origem e a dureza da pasta nuclear estão na formação das estrelas de nêutrons. Durante o colapso, corpos celestes do tamanho do Sol são reduzidos ao tamanho de cidades, aumentando sua densidade em bilhões de vezes. A descoberta da pasta nuclear foi feita em simulações de computador com os dados obtidos sobre estrelas de nêutrons. Após acelerar os cálculos em cerca de 2 milhões de horas em processamento, os cientistas conseguiram obter modelos da estrutura do material.

A pasta nuclear, caso existisse na Terra, seria um material com brilho vermelho e impossível de ser manipulado, ao menos com a tecnologia atual.

Útil?

Embora um material com esse nível de densidade e resistência pudesse representar um grande avanço tecnológico, os pesquisadores explicam que é impossível utilizar a pasta nuclear. “A pasta nuclear só existe graças à enorme pressão proporcionada pela gravidade da estrela de nêutrons. Se você retirar essa pasta da estrela, ela se decompõe e explode como uma bomba nuclear”, explica Matthew Caplan, da Universidade McGill, no Canadá.

Veja também:   Geronimo! Por que as pessoas gritam isso ao pular de lugares altos?

Por enquanto, a durabilidade de objetos e equipamentos na Terra continua dependendo de ligais específicas de metais e materiais que ainda estão em processo de desenvolvimento e melhoria, como o kevlar, fibras de carbono e o recém-descoberto material cuja estrutura é feita com moléculas de grafeno.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com