Será que o asteroide Apophis poderia atingir a Terra?

0

O enorme asteroide Apophis, de quase 400 metros de largura, ainda está em na lista de objetos perigosos próximos da Terra (NEOs), considerado uma ameaça potencial para o nosso planeta. O que poderia ser algo bem preocupante.

No entanto, novos cálculos feitos pelo cientista da Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA mostram que as probabilidades de impacto de Apophis são menores do que o estimado anteriormente.

“Nós ainda não podemos excluir a possibilidade de que isso possa afetar nosso planeta, mas podemos calcular que a chance de impacto na Terra é apenas 1 em 100 mil no próximo século, o que, claro, é extremamente pequeno”, disse Paul Chodas, gerente do Centro de JPL para Estudos de Objetos Próximo da Terra.

Descoberto em 2004, o asteroide Apophis deve passar perto de nosso planeta em 13 de abril de 2029. As observações iniciais desta rocha espacial indicaram que ela tem uma chance em 36 de atingir a Terra nesse dia, mas o monitoramento adicional de Apophis descartou completamente essa possibilidade.

No entanto, Alberto Cellino do Observatório de Turim, na Itália, disse em junho que, embora o impacto potencial em 2029 tenha sido excluído, não podemos descartar esse evento em um futuro mais distante. Dado que as órbitas dos NEOs são caóticas, o que hoje não é perigoso pode se tornar um possível candidato no futuro.

É por isso que os astrônomos, incluindo Chodas, sublinham a importância de observações detalhadas do Apophis e seu monitoramento constante, o que poderia confirmar que este asteroide não representa nenhum perigo para nós.

“O Apophis é certamente um asteroide perigoso, e por isso foi rastreado extensivamente, e assim conhecemos sua órbita com muita precisão. Muito provavelmente, futuras medidas de rastreamento vão eliminar mesmo essa pequena possibilidade” (uma em cada 100.000), observou Chodas.

Os astrônomos estimam que, em 13 de abril de 2029, o Apophis passará pela Terra a uma distância maior que 29.470 quilômetros. Uma segunda aproximação deste asteroide pode ocorrer em abril de 2036, quando passara pelo o nosso planeta a uma distância muito maior, de aproximadamente 49 milhões de quilômetros.

Atualmente, existem 1.803 asteroides potencialmente perigosos (PHAs) detectados. As PHAs são rochas espaciais maiores que aproximadamente 100 metros que podem se aproximar da Terra a menos que 7,5 milhões de quilômetros. No entanto, nenhum dos PHA conhecidos está em curso de colisão com o nosso planeta.

– Spacedaily



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com