Simulação de base humana na Lua produz comida e oxigênio para 200 dias

0

Enquanto a colonização da Lua continua sendo um sonho distante, os preparativos para isso já acontecem na Terra, através de simulações.

Chamadas de biosferas, esses locais são habitados por um grupo de humanos para que sejam estudadas técnicas de sobrevivência reaproveitando recursos que só existem lá dentro. Uma dessas biosferas foi desenvolvida na China e agora o resultado completo do estudo foi divulgado.

O Yuegong 1 (ou Palácio Lunar, em mandarim), esteve ativo entre 2017 e 2018, contando com dois grupos de 4 alunos da Universidade de Beihang.

Um desses grupos conseguiu um sucesso nunca antes visto em experimentos do tipo: por 200 dias, eles não precisaram de nenhum material externo para sobreviver, incluindo alimentação e até mesmo ar, que era reciclado no local.

Além do ar, eram reaproveitados também outros resíduos. As plantas cultivadas em dois módulos do Yuegong – enquanto o terceiro servia de dormitório – serviam como alimento e também eram responsáveis pela renovação do ar, capturando CO2 e liberando oxigênio.

A água era tratada com raios ultravioleta e era passada também por um biorreator que ajudava a eliminar impurezas.

Fezes e urina dos habitantes do Palácio Lunar foram usados como fertilizantes para o plantio de batatas, cenouras, pepinos, tomates, morangos e trigo.

Cogumelos também foram plantados na estação, que tem como principal objetivo simular uma colônia terrestre na Lua, algo que os especialistas esperam conseguir realizar ainda neste século.

Ensaiando a colonização

Testes como o Yuegong 1, com o objetivo de simular colônias na Lua, acontecem desde a década de 60, com resultados variados.

É claro que o avanço tecnológico das últimas décadas ajuda a tornar a experiência cada vez mais viável e nos aproximamos de realizar a colonização real do satélite, mas ainda há muito trabalho a ser feito pelos pesquisadores.

Os russos foram os primeiros a realizar experimentos do tipo, com os Estados Unidos trabalhando em uma biosfera própria nos anos 90. O Japão foi outro país que realizou testes do tipo, mas nenhum foi tão bem-sucedido quanto a China até o momento.



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com