Como o beija-flor consegue enxergar cores que não conhecemos?

0

O beija-flor é uma ave especial em vários aspectos e um deles é em relação a visão. Ele enxerga cores que nós, seres humanos, nem imaginamos que existem.

Isso tem relação com um cone intraocular construído de forma diferente do nosso, que permite que eles enxerguem cores que estão fora do nosso espectro visível, incluindo luzes com comprimento de onda além do violeta.

A retina do olho humano possui 3 cones, com células que conseguem detectar os tons de azul, vermelho e verde, além de suas misturas, que formam a base de nossa visão.

No caso do beija-flor, são no mínimo 4 cones, o que aumenta as possibilidades de combinação de maneira drástica. Com isso, eles acabam conhecendo cores que nós nem sonhamos que existem, o que é bem difícil de imaginar.

Segundo os biólogos, o beija-flor consegue ver pelo menos mais 5 cores desconhecidas pelo ser humano, além de inúmeras combinações.

Em um experimento usando luzes de LED programadas com cores ultravioleta, invisíveis ao olho humano, associadas a recipientes de água com e sem açúcar, as aves conseguiram associar essas cores ao recipiente que queriam, por mais que as cores fossem idênticas para nós.

Segundo a bióloga Mary Stoddard, da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, que foi uma das responsáveis por esse experimento, é como se os seres humanos fossem daltônicos em relação a alguns animais, como no caso do beija-flor.

Imagine uma cor desconhecida

Na verdade, a ciência ainda tenta entender com mais exatidão como funciona a visão de algumas aves, incluindo aí o beija-flor.

Não se sabe ainda exatamente se são 4 cones receptores de luz, ou se há uma quantidade ainda maior. É preciso também entender como esses animais lidam com as misturas de cores, tratando-as como misturas de fato, ou como cores novas.

Além disso, falta entender como essa habilidade extra deles contribui para a forma com que agem e veem o mundo. Estima-se que aproximadamente 30% de todas as plantas e penas de aves que existem tenham cores que o ser humano não consegue enxergar, mas que estão lá, disponíveis para o beija-flor e outros sortudos.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com