Bom humor pode ajudar a melhorar a proteção da vacina contra a gripe

0

Um novo estudo encontrou uma ligação entre estar de bom humor quando você toma a vacina contra a gripe e os efeitos de sua proteção. A descoberta curiosa e seus resultados surpreendentes podem ajudar cientistas a procurar por novas formas de melhorar a eficácia da vacina.

Você já pode ter percebido que a vacina contra a gripe não consegue ser 100% efetiva. Não apenas por que existem diversas variações do vírus da gripe, mas também  cada pessoa possui uma resposta imunológica diferente.

Assim, pesquisadores da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, decidiram investigar como que diversos fatores comportamentais e psicológicos podem influenciar a resposta do sistema imune do corpo de uma pessoa, quando ela toma a vacina contra a gripe. “O comportamento dos pacientes e o seu bem estar psicológico podem influenciar a resposta imune de vacinas”, disseram.

Fatores como sono, estresse, atividades físicas, humor e até a dieta da pessoa podem funcionar como uma espécie de “moduladores imunológicos”, o que fez com que os pesquisadores decidissem investigar seus efeitos na eficácia de vacinas.

O estudo

O estudo funcionou da seguinte forma: 138 idosos, com idades entre 65 e 85 anos (essa faixa etária foi escolhida por que pessoas mais velhas são as que têm mais dificuldade de estimular o sistema imune após uma vacina) foram escolhidos após tomarem a vacina contra a gripe nos anos de 2014 e 2015.

A coleta de dados teve início duas semanas antes dos participantes tomarem a vacina, com testes de sangue para checar a quantidade de anticorpos, bem como verificar a ingestão de alimentos e líquidos, atividades físicas, estresse e sono, por exemplo. E no dia da vacinação, eles ainda precisaram informar se estavam bem ou mal humorados.

Veja também:   Você sabia que existem enormes cidades perdidas no meio da Amazônia?

Posteriormente, quatro semanas após tomarem a vacina, os participantes ainda precisaram relatar seu dia-a-dia e retirar sangue tanto nessa semana quanto 16 semanas após a vacinação.

Com todas as informações em mãos, os pesquisadores descobriram que apenas um dos fatores realmente influenciava os níveis de anticorpos no sangue para combaterem o vírus da gripe.

“Descobrimos que o humor positivo, independente se foi medido por um período de seis semanas após a vacinação ou no próprio dia da imunização, melhorou, significativamente, a resposta de anticorpos contra a influenza”, disseram os pesquisadores, que também afirmaram que os resultados são consistentes com outra pesquisa anterior, que mostrou que o humor positivo poderia agir como “modulador imunológico” para vacinas.

Além disso, a pesquisa notou que estar de bom humor no dia da vacinação é fundamental para melhorar a resposta imune.

Novos caminhos

Com os resultados em mãos, a equipe de pesquisadores já especula se pode existir uma ligação entre bom humor e um estilo de vida saudável e um caminho biológico que liga nosso sistema imune aos mecanismos do cérebro que regulam o nosso humor.

Por mais que os resultados deem novas perspectivas na área da imunologia, é importante lembrar que essa é uma amostra relativamente pequena e que se tratou de um estudo do tipo observacional, então é complicado estabelecer uma ligação mais sólida.

A equipe também deixa claro que esse efeito do humor só foi significativo para uma das variações do vírus da gripe: o H1N1, pois os participantes tinham os menores níveis de anticorpos contra essa versão antes da vacinação.

Veja também:   Nuvem de gás que sugere possibilidade de vida é descoberta em Marte

“Uma explicação é que qualquer influência de fatores comportamentais e psicológicos na resposta de anticorpos pode ser apenas observável quando a resposta imune contra o antígeno está relativamente fraca”, comentou a equipe.

De qualquer forma, essa descoberta pode apenas dar início para novos estudos sobre o caso. E lembre-se de estar de bom humor quando for tomar uma vacina contra a gripe, deve ajudar.

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com