O brutal festival dos Nove Deuses do Imperador

0

O nono mês lunar do calendário chinês marca o início do incomum Festival dos Nove Deuses. A comemoração pode assustar quem não compartilha da mesma religião, pois seus rituais são brutais, envolvendo automutilação.

festival-nove-deuses-do-imperador-phuket-thailandia

Este festival é celebrado em países do sudeste asiático, como Tailândia, Vietnã, Malásia, Indonésia e Singapura. O mais famoso deles é o que ocorre na paradisíaca ilha de Phuket, sudoeste tailandês, onde é conhecido também como Festival Vegetariano.

ilha-phuket

Parte significativa da população (35%) segue o taoísmo, o que torna grande o número de participantes. Turistas de diferentes países são atraídos à Phuket para testemunhar as práticas religiosas nada usuais.

festival-vegetariano-phuket

Tradição com base no Taoismo

São nove dias de festival, cada um reservado a adoração de um deus. A tradição tem suas bases na milenar religião taoista, doutrina mística e filosófica chinesa.

taoismo

Reza a lenda que uma epidemia mortal assolou um grupo chinês do sudeste asiático, entretanto eles se salvaram mediante uma dieta vegetariana e orações aos nove deuses.

Apesar de ser uma religião de tradicionalmente chinesa, o taoismo não é celebrado na China. Acredita-se que suas práticas foram incorporadas por tradições indianas. A prática é uma veneração aos deuses e ancestrais, seus seguidores creem que a partir do sacrifício terão a alma purificada.

estatuas-nove-deuses-do-imperador

Durante as festividades os devotos adotam uma dieta vegetariana, vestem-se de branco, não ingerem bebidas alcoólicas e praticam a abstinência sexual. A carne não é consumida pois creem ser necessário para alcançar a paz de espírito e saúde.

  Conheça 7 pessoas com talentos bizarros

Masongs recebem o espírito dos deuses

Não é qualquer devoto que pode praticar os rituais de automutilação, são apenas homens, puros e solteiros. Apesar de raro, mulheres sem famílias também podem participar.

mulher-masong

A pessoa que convida o espírito de um dos nove deuses para possuir o seu corpo é chamada de Masong. O termo em tailandês significa cavalo e refere-se ao modo que os espíritos dos deuses usam os corpos desses crentes como instrumento, assim como um homem guia o caminho de um animal.

masong-recebendo-espirito

Automutilação por perfurações no corpo

Acreditando estar com o corpo possuído pelas entidades e então livres de sofrimentos deste mundo, os Masongs perfuram os seus corpos como forma de obter a purificação espiritual, não só a pessoal, como a de toda a comunidade.

festival-nove-deuses-do-imperador-flores

Diferentemente dos outros que vestem branco, eles portam elaboradas fantasias coloridas. Perfuram as bochechas e línguas com os mais diferentes objetos, como facas, espadas, armas, flores e o que mais estiver disponível.

festival-nove-deuses-do-imperador-arma

A escolha dos objetos é livre. Cada um deve fazer um estilo de perfuração própria. Além do rosto, alguns perfuram braços com anzóis e pinos.

Procissão por ruas e templos em clima de Carnaval

Os Masongs percorrem as ruas da cidade e templos abençoando os outros devotos, esses os aguardam em frente as suas casas com oferendas (constroem um pequeno altar e entregam frutas).

  9 pessoas reais que inspiraram monstros de Halloween

distrubuindo-frutas-festival-vegetariano-thailandia

Nos templos são realizados rituais para protegê-los durante as mutilações. E o processo de perfuração é acompanhado por médicos, enfermeiros e voluntários. Entretanto, não é dado anestesia, eles apenas ajudam a manter a ferida limpa e a carregar os “piercings”, quando são muito pesados. Além deles, há outros fiéis que os seguem carregando bandeiras dos templos e imagem dos deuses.

medicos-festival-vegetariano-thailandia

É em clima de carnaval que acontecem os nove dias de festival. O tilintar do sino de orações e o canto dos sacerdotes podem sempre ser ouvido nesse dias. A perfuração corporal, meditação, oração e vegetarianismo simbolizam a purificação espiritual, saúde e paz para esses povos.

festival-nove-deuses-do-imperador

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com