A capa da invisibilidade do universo do bruxo Harry Potter está muito mais real do que você pode imaginar.
Uma roupa invisível ultra-fina poderia permitir que seu portador ficasse completamente fora de visão em uma ampla gama de condições.
Tentativas anteriores da criação de capas da invisibilidade só funcionaram quando usavam comprimentos de onda específicos (ou cores) da luz. Mas um novo design, submetido à revista científica Physical Review Letters, promete superar os problemas anteriores.
O Prof Andrea Alu, da Universidade do Texas, explicou: “Se você suprimir a dispersão em um intervalo, você precisa pagar o preço com juros, em algum outro intervalo.
“Por exemplo, você pode fazer uma capa que faz com que um objeto fique invisível sob a luz vermelha, mas se você é iluminado por uma luz branca (que contém todas as cores) você pode destacar o azul brilhante, e, portanto, aparecer ainda mais.”. Se referindo ao limite da capa da invisibilidade.
Mas ele acrescentou: “Nossa ‘capa ativa’ é um conceito completamente novo de design, que visa bater os limites atuais e mostramos que ela realmente faz isso.”
“Se você quiser fazer um objeto transparente em todos os ângulos, esta é uma boa solução. Nós estamos buscando realizar esta tecnologia no momento, mas ainda estamos nos estágios iniciais.”
Seu projeto irá se adaptar ativamente à luz do ambiente e, em teoria, criar uma capa que é completamente invisível. Ele utiliza amplificadores para revestir a superfície do objecto com uma corrente eléctrica e fazê-lo “desaparecer”.
O Prof David Smith, da Universidade de Duke, um dos membros da equipe que criou a primeira capa da invisibilidade em 2006, disse que o novo projeto foi um dos mais detalhados que ele já viu.
Ele acrescentou: “É uma aplicação interessante, mas, tal como foi apresentado é, provavelmente, um pouco limitado a certos tipos de objetos. Há limitações até mesmo em materiais ativos. Vai ser interessante ver se ela pode ser experimentalmente realizada.”
“Para a maioria das pessoas, fazercom que um objeto” fique invisível “significa torná-lo transparente para comprimentos de onda visíveis. E o espectro visível é uma pequena porção do espectro eletromagnético, em geral,”, disse à BBC News.
“Então, este resultado não exclui necessariamente a capa de Harry Potter, nem exclui qualquer outra aplicação direcionada à camuflagem.”
Os testes realizados pela equipe do Prof. Alu podem ainda ser limitados, mas se mostraram uma geração acima dos testes anteriores e são mais promissores do que nunca. Então a capa da invisibilidade de Harry Potter pode acontecer dentro dos próximos anos.
Fonte: express.co.uk