Nasa vai iniciar missão para proteger a Terra do impacto de asteroides

0

Muitos filmes e obras de ficção lidam com a possibilidade do impacto de um asteroide de grandes proporções na Terra e a Nasa decidiu fazer algo a respeito.

  • Assista futebol ao vivo no Prime Video adicionando o Premiere à sua assinatura! Teste grátis por 7 dias e totalmente sem compromisso, cancele quando quiser. Clica aqui!

A agência espacial dos Estados Unidos deve iniciar nas próximas semanas uma missão que visa proteger o planeta desse tipo de ameaça que, embora difícil de acontecer, definitivamente não é impossível.

A missão que recebeu o nome de Double Asteroid Redirection Test (DART) terá início na última semana de novembro, quando a Nasa vai enviar uma nave espacial para se chocar com um asteroide propositalmente.

O objetivo é alterar a sua trajetória, desviando do potencial caminho direto até a superfície da Terra.

A nave usada será um foguete Falcon 9, da SpaceX, que tem como alvo dois asteroides que orbitam o Sol e frequentemente passam “perto demais” do nosso planeta.

Eles não representam uma ameaça, mas serão um bom treinamento para caso um dia a missão DART precise ser ativada de forma real, com um objeto vindo diretamente na nossa direção.

O alvo é um asteroide de 780 metros de diâmetro chamado Didymos. Ao redor dele, orbita um corpo menor, chamado de Dimorphos, com 160 metros de diâmetro.

A nave o acertará em cheio daqui a pouco mais de um ano, a uma velocidade de 24 mil quilômetros por hora, o suficiente para mudar sua trajetória em apenas alguns graus.

Pegadas no espaço

Os cientistas da Nasa estão não apenas confiantes, mas também empolgados com a nova missão, que será a primeira do tipo.

Pela primeira vez, a ação humana vai alterar o movimento de um objeto no universo, algo que a princípio não muda muita coisa, mas ganha importância ao analisarmos o lado mais “filosófico” da coisa toda.

No entanto, a Nasa não pretende colocar a DART em operação para valer em breve. Segundo a agência espacial americana, nos próximos 100 anos, não há perigo iminente de nada muito grande atingindo a superfície da Terra.

Os dinossauros, infelizmente, não tiveram a mesma sorte que estamos tendo atualmente.



  • Assista futebol ao vivo no Prime Video adicionando o Premiere à sua assinatura! Teste grátis por 7 dias e totalmente sem compromisso, cancele quando quiser. Clica aqui!
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com