Carne, açúcar e mais: 10 alimentos tão ou mais viciantes que drogas

0

Quando falamos de drogas, logo pensamos em maconha, cocaína, crack e heroína, por exemplo, e seus efeitos no corpo e na mente de seus usuários. Mas saiba que não é preciso ir muito longe para se viciar de forma semelhante. Muitos alimentos por aí que consideramos inofensivos podem ser considerados tão ou até mais viciantes que muitos entorpecentes.

Gosta de chocolate, carne, refrigerantes e outras coisas parecidas? Saiba que você pode estar viciado sem nem mesmo saber.

Confira abaixo 10 alimentos que são tão ou até mais viciantes que algumas drogas.

10) Biscoitos

alimentos-1

Nós podemos comer um pacote de biscoitos rapidinho e nem sequer notarmos. O motivo é que eles podem causar um certo vício em seus usuários. Um estudo feito por Jamie Honohan, da Universidade de Connecticut, nos EUA, deixou um grupo de ratos escolher entre comer biscoitos de arroz ou Oreos, uma das marcas mais famosas do mercado.

Ele logo notou que os animais preferiam ir para os Oreos e que eles ficavam bem animados após comer os biscoitos. Mais tarde, Honohan notou que a área de prazer do cérebro dos ratos estava bastante estimulada.

9) Trigo

alimentos-2

Por incrível que pareça, o trigo está entre os alimentos que podem te deixar viciados. Muito por conta da presença do glúten, apesar dele poder causar vício independente da presença do composto ou não.

O trigo do presente não é igual ao do passado, pois o moderno é resultado de alguns cruzamentos genéticos feitos nos últimos 50 anos. E por conta disso, possui uma série de proteínas que fazem você comer mais e mais.

O motivo é que essas proteínas, quando quebradas, se transformam em polipeptídeos, que se ligam com os receptores do cérebro e resultam nesse vício em trigo, sem falar que eles podem cair na nossa corrente sanguínea.

Nesse estágio, inclusive, eles recebem o nome de gluteomorfinas, que é um nome derivado de glúten e morfina. Já explica muita coisa, não é mesmo?

8) Carne

alimentos-3

A carne é uma das fontes naturais de proteína. Tanto que é difícil distinguir uma pessoa viciada no alimento com aquela que apenas faz uso dela para conseguir ingerir um pouco de proteína.

A carne contém a hipoxantina, uma susbtância semelhante à cafeína que causa o sentimento de satisfação e possui propriedades semelhantes. E quanto mais velha é a carne, mais ela possui a hipoxantina.

O alimento também possui outras substâncias viciantes, como o ácido inosínico e a guanosina monofosfato, que são semelhantes à hipoxantina.

7) Sorvete

alimentos-4

O sorvete estimula nosso cérebro da mesma forma que algumas drogas. Tanto que nós o comemos cada vez mais para nos sentirmos satisfeitos. Caso contrário, ficamos tristes e deprimidos.

Kyle S. Burger e Eric Stice, do Oregon Research Institute, decidiram investigar os efeitos do sorvete em nosso cérebro. No estudo, ele mostraram imagens de milk shake (que leva sorvete) para 151 adolescentes antes de lhes oferecer um pouco da bebida.

Eles notaram que os jovens que comeram sorvete alguns dias antes do estudo não ficaram tão felizes em beber o milk shake em relação a aqueles que já estavam sem comer sorvete há algum tempo. A descoberta foi feita após a dupla escanear a atividade no centro de prazer do cérebro dos participantes.

6) Queijo

alimentos-5

O queijo é mais um dos alimentos que podem causar vício, o que explica por que gostamos de comidas como pizza. O motivo é que o queijo possui algumas moléculas de opioides: a caseína e a casomorfina.

As casomorfinas são fragmentos da caseína e possuem o mesmo efeito da morfina no corpo. Elas se ligam aos receptores do cérebro como a própria morfina e a heroína. E em resposta, o cérebro libera a dopamina, responsável pela sensação de recompensa.

Os produtores de queijo sabem disso e tiram vantagem dessas propriedades do produtos para vender mais e mais.

5) Açúcar

alimentos-6

O açúcar se tornou um dos grandes vilões de nossa saúde, mas é possível fazer uso dele sem te prejudicar. Mas gostamos tanto dele por ter o mesmo efeito da cocaína, de acordo com um estudo da Universidade de Tecnologia e Queensland, na Austrália.

O açúçar libera a dopamina em nosso cérebro, e da mesma forma que a cocaína, precisamos consumí-lo mais e mais para ficarmos satisfeitos com o passar do tempo. E quem fica muito tempo sem comer açúçar pode ficar triste e depressivo.

Outro estudo, conduzido pelo médico James DiNicolantonio, afirmou que o açúcar é até mais viciante que a própria cocaína. Na pesquisa que conduziu, ele notou que ratos que eram viciados em cocaína mudaram seu vício para o açúcar após comê-lo pela primeira vez.

Em contrapartida, outra pesquisa conduzida pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, concluiu que o vício em açúcar é mais um problema comportamental. Na essência, as pessoas o consomem pelo simples fato de adorá-lo.

4) Café

alimentos-7

O café está entre as bebidas mais consumidas no planeta. Quem aí não gosta de uma cafezinho logo pela manhã? Mas saiba que ele também está entre os alimentos que podem causar vícios entre as pessoas.

Tudo por conta do simples fato do café conter cafeína, que é considerado por especialistas como “a droga mais utilizada e viciante do mundo”. O motivo é que, como você deve imaginar, ela também libera dopamina, o que nos faz sentir bem.

3) Refrigerante

alimentos-8

Muitos refrigerantes, como Coca Cola e Pepsi, são irresistíveis por que eles contém cafeína. Mesmo se você não gostar de café, você ainda pode ingerir a substância bebendo refrigerante.

A cafeína vinda dos refrigerantes entra em nossa corrente sanguínea e impede o funcionamento receptores adenosina no cérebro, que são responsáveis por diminuir o ritmo das células nervosas. Por conta disso, o órgão libera a adrenalina, que é usada durante situações de perigo.

O corpo logo nota que não existe situação de perigo e cria novos receptores de adenosina para bloquear os efeitos do refrigerante. Por conta disso, você precisa tomar mais um pouco da bebida para se sentir satisfeito.

Isso sem falar que os refrigerantes possuem outros composto como açúcar, igualmente viciante, bem como corante alimentar, que já foi ligado a casos de câncer, e ácido fosfórico, que possui um pH extremamente elevado.

2) Batatas fritas

alimentos-9

Você já deve ter imaginado por que é tão difícil parar de comer um pacote de batatas fritas, não é mesmo? Um estudo da Imperial College de Londres já comprovou que elas podem ser tão viciantes quanto algumas drogas mais pesadas.

Como o queijo, as batatas fritas são alimentos que também contribuem para a liberação da dopamina que causa todos os os efeitos que você já leu acima. E a pesquisa também mostrou que as batatas e alimentos mais pesados agem no cérebro da mesma forma que uma pessoa que bebeu bastante ou que fez uso de drogas.

1) Chocolate

alimentos-10

Por fim, vamos terminar essa lista com o clássico chocolate. Ele é viciante por uma série de fatores, como gorduras, açúcares, teobromina e a encefalina, que seria uma espécie de cafeína em uma barra de chocolate. Essas duas substâncias são estimulantes.

A teobromina, inclusive, diminui nossas batidas do coração e a pressão arterial, causando um efeito de relaxamento.

Já a encefalina ainda precisa de mais alguns estudos, já que a maior parte das pesquisas foram conduzidas em ratos. No entanto, algumas delas já provaram que os esses animais são mais suscetíveis aos efeitos da substância do que nós, humanos.



Fonte: Listverse

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com