Cientistas ensinam ratos a dirigir pequenos veículos por comida; entenda

0

A imagem de um rato dirigindo tem cara de desenho animado antigo, mas não é. Cientistas conseguiram ensinar alguns ratos a dirigir em troca de comida. Os pequenos veículos contam com controles muito simples, que os roedores conseguiram memorizar, motivados pelos petiscos oferecidos pelos pesquisadores. Isso mostra que estamos subestimando a inteligência dos bichinhos.

Os carros dos ratos consistiam em pequenas chapas de alumínio com barrinhas de cobre que serviam como direção conforme fosse pressionadas, fazendo o veículo andar para frente ou para os lados, impulsionado por um simples circuito elétrico. Os ratos eram incentivados com petiscos, com os cientistas fazendo com que percorressem distâncias cada vez maiores e caminhos diferentes.

Além de dominar a condução do “automóvel”, os ratos também se mostraram bastante felizes com a atividade. Os cientistas descobriram isso ao monitorar os cérebros dos roedores em relação aos hormônios de stress e ansiedade e notaram que quanto mais aprendiam a pilotar, mais tranquilos ficavam, além de satisfeitos por terem aprendido algo novo, assim como uma pessoa.

A pesquisa mostrou que os cérebros dos roedores são mais flexíveis do que imaginávamos, capazes de realizar ações que julgávamos bem mais difíceis do que realmente são para eles. Seria esse o primeiro passo para um cenário ao estilo Planeta dos Macacos, só que envolvendo ratos?

Subestimados

Ratos e roedores em geral são usados em pesquisas e testes de laboratório há muito tempo, devido a semelhanças genéticas das cobaias em relação a humanos e outras espécies. Não é a primeira vez que os bichinhos acabam surpreendendo. Eles realmente possuem potencial para fazer coisas que nem imaginamos.

Veja também:   Por que humanos nunca viverão em outro planeta? Vencedor do Nobel explica

Eles frequentemente conseguem resolver problemas lógicos simples, além de terem um desempenho fenomenal em labirintos, dado o local onde vivem, seja em redes de túneis e tocas em matas ou mesmo em ambiente urbano, como nos esgotos das grandes cidades.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com