Cientistas identificam substância no cérebro que inibe pensamentos ruins

0

Um estudo, publicado na Nature Communications, mostra que cientistas identificaram uma substância, produzida pelo cérebro, que ajuda no controle do pensamento. Trata-se de um neurotransmissor chamado ácido gama–aminobutírico, ou GABA, na sigla em inglês.

Os dados do estudo mostraram que quando o GABA encontra-se em grande quantidade, inibe o funcionamento de algumas células cerebrais, os neurônios. Dessa forma, é possível bloquear pensamentos indesejados.

A pesquisa foi conduzida por Michael Anderson, pesquisador da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. “Nossa capacidade de controlar nossos pensamentos é fundamental para o nosso bem-estar”, disse Anderson em nota.

Cura para transtornos mentais

O cientista explicou o que acontece quando, em nosso corpo, não há a ação da substância. “Quando essa capacidade se rompe, ela causa alguns dos sintomas mais debilitantes de doenças psiquiátricas: memórias intrusas, alucinações, ruminações e preocupações patológicas e persistentes”.

A nova descoberta poderá ajudar no tratamento de vários transtornos e doenças psiquiátricas, desde ansiedade e síndrome do pânico, até esquizofrenia. Medicamentos poderão ser produzidos a partir do GABA, funcionando como inibidores artificiais de pensamentos e memórias indesejadas. Eles podem ser a causa ou a consequência de várias patologias e distúrbios psiquiátricos, psicológicos e neurológicos.

Essas novas informações acrescentam dados a pesquisas já conhecidas, que relacionam a região do cérebro conhecida como córtex pré-frontal à inibição de determinados pensamentos e memórias.

A pesquisa foi feita com voluntários que memorizaram palavras associadas a sentimentos positivos ou negativos. Eles foram submetidos a exames de ressonância magnética e espectroscopia, que permitem que os cientistas consigam obter imagens do cérebro do paciente. Os exames também permitem a coleta de dados sobre as substâncias químicas presentes em cada região do cérebro analisado.



Deixe um Comentário

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com