Com 19 metros, maior onda da história é registrada no Oceano Atlântico

0

Um boia do Escritório de Meteorologia do Reino Unido, posicionada no Oceano Atlântico Norte, registrou aquela que é considerada a maior onda da história. Ela tinha 19 metros de altura, o que é equivalente a um prédio de seis andares.

A maior onda da história surgiu entre o Reino Unido e a Islândia, próxima das Ilhas Hébridas Exteriores, também conhecida como Ilhas Ocidentais, e ficam no noroeste da Escócia. Ela se formou após na chegada de uma forte frente fria, com ventos de mais de 80 quilômetros por hora, e foi registrada no dia 4 de fevereiro de 2013, mas só agora a informação foi divulgada.

maior-onda-do-mundo-2
Local onde ocorreu a maior onda do mundo

 

Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), que é um órgão das Nações Unidas, este é um novo recorde para uma onda oceânica. A marca anterior a atual era de 18,75 metros, registrada em dezembro de 2007, também no Atlântico Norte.

“É a primeira vez que se mede uma onda de 19 metros. Trata-se de um recorde notável”, afirmou Zhang Wenjian, subsecretário geral da OMM.

Vale lembrar que a medição de uma onda se dá a partir de sua crista até a base que a sustenta. Mas, informalmente, esta não seria a maior onda já registrada. Em 2002, um navio teria avistado uma onda de 29 metros, também no mesmo local. Mas como não houve medição oficial, o recorde não pertence a ela.

Ondas gigantes ocorrem no local com frequência

Ondas gigantes são frequentes no Oceano Atlântico Norte, que se estende do Canadá até o sul da Islândia e Oeste do Reino Unido. Segundo a OMM,  o motivo é que o local, durante o inverno, sofre forte influência de ventos e sistemas de baixa pressão atmosférica, que causam tempestades e ciclones extratropicais.

Apesar de aparentar assustador e intimidador, o fenômeno é importante por contribuir para o equilíbrio térmico nas regiões equatoriais e polares.



Texto por Augusto Ikeda, edição por Igor Miranda.
DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com