Como ter uma boa noite e sono e acordar bem, segundo a ciência

0

Muitas pessoas costumam ter alguns problemas para dormir e por consequência, relatam ter dificuldades para conseguirem pegar no sono e acordarem bem dispostas pela manhã. Mas a ciência diz que isso não é tão difícil assim, pois basta apenas você saber que seu corpo possui um ritmo para que você durma e acorde, e que é preciso apenas respeitá-lo.

Primeiramente, saiba que um adulto precisa de sete a nove horas de sono para garantir que seu corpo funcione perfeitamente durante todo o dia, seja do lado físico ou mental.

E quais hábitos diários podem afetar o seu sono?

Luz

Um pouco de luz durante a manhã é fundamental para “resetar” seu relógio interno e manter seu ritmo circadiano funcionando perfeitamente. Assim, tente procurar um pouco de luz assim que você acordar.

De forma oposta, luz em excesso durante a noite pode fazer com que você tenha dificuldades em dormir, pois ela é capaz de suprimir a produção de melatonina, o hormônio responsável por regular o nosso sono.

É por esse motivo que muitos especialistas pedem para que as pessoas evitem o uso de celulares, tablets e computadores antes de irmos dormir.

Alimentação

sono-alimentação

Evite fazer refeições grandes antes de deitar. A principal razão é que isso prejudica o funcionamento do esôfago, que também tem como função evitar que os ácidos estomacais escapem do estômago. Caso você faça isso, você pode ter queimações, o que pode atrapalhar bastante seu sono.

Assim, muitos especialistas dizem que o ideal é que você faça sua última refeição do dia de duas a três horas antes de você ir dormir, pois essa é a garantia de que os alimentos serão devidamente digeridos pelo estômago. Também evite tomar grandes quantidades de líquidos antes de deitar para não ter de ir ao banheiro no meio da madrugada.

Álcool

cerveja guiness

Sim, sabemos que o álcool costuma fazer muita gente cair no sono, mas não ache que ele pode te ajudar a dormir. O motivo é você pode acordar várias vezes, suar bastante, ter pesadelos e dores de cabeça enquanto seu corpo tenta metabolizar o álcool.

Desta forma, é melhor evitar beber álcool quatro horas antes de deitar, de acordo com especialistas.

Dicas para que você consiga ter um boa noite de sono e acorde bem

Desestressar

sono-lendo livro

É fundamental que você tente desestressar e relaxar um pouco antes de deitar, especialmente se o seu dia não te ajudou muito nesse sentido. Então, procure fazer atividades relaxantes durante a noite para ter uma boa noite de sono, como tomar um banho ou ler um livro, por exemplo.

Já atividades estimulantes, como você já deve imaginar, não são nem um pouco recomendadas. Assim, evite se exercitar, jogar video games ou ver TV antes de ir dormir.

Tenha uma rotina de sono

Eis outra razão que explica por que muitas pessoas não dormem bem e acabam tendo problemas para acordar e se sentem sonolentas durante o dia. Não se esqueça que nosso corpo possui um relógio biológico, que é responsável por controlar nosso sono e os horários em que acordamos.

Se você é daquelas pessoas que não costumam ter um horário pra dormir, isso só prejudicará seu sono e terá dificuldades para acordar e se manter acordado durante todo o dia.

Assim, tente manter uma rotina e procure não fugir muito dela. E conforme dito acima, lembre de sempre procura um pouco de luz assim que acordar pra “resetar” seu relógio.

E também não se esqueça de ter um ambiente propício para dormir. Então, garanta que o local em que você dorme sempre tenha silêncio, seja escuro e tenha uma temperatura ideal, sem que seja muito frio ou quente.

Ter dificuldades para acordar é algo normal

sono-dificuldades para ficar acordado

Apesar de tudo que foi dito aqui, saiba que ter dificuldades para acordar é uma coisa normal. Os primeiros 15 minutos após acordarmos são realmente difíceis, já que o cérebro ainda não funciona apropriadamente.

Isso é culpa da chamada “Inércia do Sono”. Ela ocorre por que o cérebro, mesmo após você acordar, ainda está em um estado “adormecido”. Por isso que é normal voltar a dormir novamente assim que acordamos.

Mas de qualquer forma, existem maneiras de conseguir controlar a Inércia do Sono. Se você tem uma rotina de sono e segue os passos citados acima, conseguirá acordar sem maiores problemas e será pouco afetado por esse fenômeno. Caso contrário, já espere voltar a dormir assim que acordar.

Deixe um Comentário

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com