Conheça as cataratas mais lindas do mundo

0

As cataratas são quedas d’água formadas por desníveis no terreno. Elas são uma das forças da natureza e encantam a todos por seu tamanho e beleza.

Preparamos uma lista com as 5 das cataratas mais lindas do mundo. Confira:

1 – Cataratas do Iguaçu

cataratas-do-iguacu

Localização: Brasil/Argentina

Há quem diga que as Cataratas do Iguaçu sejam as mais belas do mundo.

Este espetáculo da natureza possui 275 quedas de água ao longo do Rio Iguaçu, em um espaço de 2.700m. A “Garganta do Diabo” é a queda mais alta da Catarata, com 80 metros de altura.

As Cataratas possuem seu lado brasileiro e argentino. O lado brasileiro está no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, e o argentino no Parque Nacional Iguazú em Misiones.

Elas fazem parte do Patrimônio da Humanidade e, em 2011 passaram a fazer parte das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, a partir de uma votação promovida pela fundação New7Wonders que alcançou mais de 1 bilhão de votos.

2 – Salto Ángel

salto-angel

Localização: Venezuela

Em questão de altura esta é a maior catarata do mundo, com 979 metros. A maior queda possui 807 metros de altura.

Por estar em um local isolada no meio de uma selva inabitada, só é possível chegar ao Salto Ángel de avião partindo de Ciudad Bolívar ou Puerto Ordaz e após isso, pegar uma balsa na entrada do Rio Churum que leva até a cachoeira.

O Salto Ángel, ou Angel Falls como também é chamada, é 15 vezes mais alta do que as Cataratas do Niágara e recebe esse nome em homenagem ao piloto americano Jimmy Angel, que descobriu por acaso o local em 1933, enquanto sobrevoava a área.

Veja também:   Ciência explica por que dias frios não negam aquecimento global

3 – Cataratas do Niágara

niagara-falls

Localização: Estados Unidos/Canadá

As Cataratas do Niágara são as mais famosas e com o maior volume de água do planeta, totalizando cerca de 2,4 mil metros cúbicos de água caindo por segundo.

Elas estão localizadas no Rio Niágara, entre os lagos Erie e Ontário, na fronteira entre Nova Iorque,e a província de Ontário, no Canadá. Todo ano elas são visitadas por 14 milhões de pessoas, em sua maioria americanos e canadenses.

Esse espetáculo da natureza é formado por uma combinação de três quedas d’água que compõem a terminação do desfiladeiro Niágara. São elas: as Cataratas Canadenses, Cataratas Americanas e as Cataratas Véu da Noiva.

O lado americano possui quedas com 323 metros de largura e 21 metros de altura, que terminam de encontro a uma camada de rochas. Já as quedas do lado canadense possuem aproximadamente 53 m de altura e 671 m de largura.

4 – Victoria Falls

victoria-falls

Localização: Zâmbia/Zimbabwe

Victoria Falls ou Cataratas Vitória é outra das cataratas mais lindas que existem. Elas estão localizadas ao logo do rio Zambeze, na fronteira entre a Zâmbia e o Zimbabwe.

O conjunto possui cerca de 1,5 km de largura e altura máxima de 128 metros. Quando em queda, as águas mergulham na garganta de Kariba e depois seguem cruzando várias catarata basálticas.

O Parque Nacional de Victoria Falls é considerado desde 1989 um Patrimônio Mundial Cultural apoiado pela UNESCO.

5 – Cataratas de Kaieteur

cataratas-de-Kaieteur

Localização: Guiana

As Cataratas de Kaieteur estão localizadas no Parque Nacional de Kaieteur. Seus 226 metros de queda desaguam no rio Potaro, que fica na região central da Guiana. Elas são uma das cataratas com o maior volume d’água no planeta, com cerca de 663 metros cúbicos por segundo.

Veja também:   Antivacina: por que algumas pessoas não acreditam na imunização

Uma lenda diz que o nome Kaieteur remete ao nome Kaie, que teria sido um líder da tribo Patamona, que vivia acima do rio Potaro. Para salvar seu povo do ataque de uma tribo rival, Kaie teria se oferecido em sacrifício ao grande espírito Makonaima, atirando-se nas quedas.

O site World Waterfalls Database, renomado no assunto, classificou a Kaieteur como uma das quedas-d’água mais impressionante do mundo. E por que não dizer, uma das mais lindas do mundo.

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com