Novo coronavírus estava nos EUA antes de dezembro de 2019, diz estudo

0

O novo coronavírus é constantemente chamado, de forma pejorativa, de “vírus chinês”. No entanto, um estudo mostrou que ele já estava nos EUA antes.

Cientistas de todo o mundo ainda tentam identificar o local real da origem da pandemia de covid-19 e agora uma nova pesquisa mostra que antes de dezembro de 2019, o vírus já podia ser encontrado em território americano.

De acordo com a nova pesquisa, o vírus podia ser encontrado em pacientes americanos antes do dia 31 de dezembro de 2019.

É o caso de um homem de Washington, de 35 anos, que esteve em Wuhan, na China, meses antes. Seu sangue, assim como o de outros pacientes, apresentava anticorpos contra o novo coronavírus.

Das 7 mil amostras de sangue testadas, aproximadamente 100 mostraram anticorpos contra o coronavírus, indicando que bem antes de dezembro, o vírus já havia chegado aos Estados Unidos, ainda que sua origem tenha sido a China.

Os testes não são totalmente confiáveis, podendo ter resultados semelhantes para anticorpos de outros tipos de coronavírus, mas a quantidade é significativa e afasta a possibilidade de erro.

Outra informação que chama a atenção é a origem da maioria dos positivos para anticorpos. Quase todos os 100 vêm de estados da costa oeste dos Estados Unidos, que fica mais próxima da Ásia, o que faria todo o sentido se pensarmos de forma geográfica sobre a disseminação do vírus.

Paciente zero

Cientistas e profissionais da Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda não têm certeza sobre a origem do paciente zero da pandemia.

O mais provável é que ele tenha sido um dos trabalhadores ou frequentadores do mercado de Wuhan, na China, conhecido por vender carnes de animais exóticos em condições de higiene nem sempre controladas.

No entanto, existe a possibilidade de que o mercado de Wuhan tenha sido apenas um dos focos que ajudou a espalhar o vírus, mas não sua origem.

O coronavírus permanece tendo uma origem misteriosa enquanto o mundo todo ainda luta contra a pandemia.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com