Nostradamus é um famoso possível vidente medieval, que teria previsto acontecimentos que presenciamos hoje. Seria esse o caso da pandemia de coronavírus?
Segundo uma imagem que anda circulando na internet, o misterioso personagem teria escrito uma de suas centúrias, ou versos, sobre a situação que estamos vivenciando, com direito a um desenho do próprio vírus.
A suposta profecia, que está circulando no WhatsApp e nas redes sociais, fala sobre uma rainha, que possui uma coroa (corona), que espalharia uma praga a partir do oriente (China).
São citados ainda uma terra das sete colinas, que muitas pessoas estão associando com a Itália, e criaturas da noite, possivelmente os morcegos que funcionaram como vetores do coronavírus.
Veja a imagem que está circulando:
Michel de Notredame, que viveu no século XVI, era um médico e alquimista francês, que ficou famoso pelas centúrias, grupos de versos agrupados em 100 unidades, que descreveriam previsões para os próximos séculos.
O grande problema é que a grande maioria das previsões nunca se realizou, mas as pessoas continuam buscando significados ocultos no textos.
No caso da previsão do coronavírus, a situação é ainda pior. Os tais versos nem existem entre as centúrias de Nostradamus, que podem ser lidas por qualquer pessoa em diversos lugares da internet.
O tal símbolo que acompanha os versos também não significada nada relacionado ao assunto. Trata-se de um emblema conhecido como “poço dos desejos”, usado em algumas tradições de bruxaria europeia e também na wicca.
De onde vem então?
O suposto texto de Nostradamus vem diretamente do nosso tempo e não da França, mas sim da Espanha.
A tradução em português tem como base uma piada feita na página do personagem Gato Gaturro, criado por um cartunista espanhol chamado Nik.
Chama a atenção também um erro de português bastante óbvio, a palavra grafada como “ansiões”, onde deveria ser “anciãos”, “anciães” ou até mesmo “anciões”, com C.
Não se sabe se os erros são propositais ou não, mas a profecia é inegavelmente falsa.