Essa história parece saída diretamente de um conto de fadas, mas aconteceu recentemente na Suécia. Uma menina de 8 anos encontrou em um lago uma antiga espada, datando de 1500 anos atrás e sendo, portanto, mais velha do que os vikings. A improvável descoberta fez com que a menina fosse aclamada como uma rainha por internautas e algumas pessoas.
A pequena Saga, cujo nome já é um trocadilho não intencional com a história por si só, aproveitava um dia à beira do lago Vidöstern ao lado de seu pai, Andy. Ao entrar no lago para tomar um banho refrescante, Saga sentiu ter pisado em algum objeto estranho e se abaixou para pegá-lo.
Saga e Andy analisaram o objeto, que consistia em uma lâmina enferrujada dentro de uma bainha com alça e resolveram levar até o museu mais próximo. Eles acreditavam ter encontrado uma espada viking, o que já seria uma descoberta incrível, mas chegando ao museu do condado de Jönköping, eles descobriram que a arma tem cerca de 1500 anos de idade, sendo assim mais antiga do que os piratas nórdicos que aterrorizaram a Europa entre os séculos VIII e XI.
A descoberta de Saga fez com que ela fosse aclamada na internet como a nova rainha da Suécia, o que infelizmente não vai acontecer, já que o país tem uma rainha, Silvia da Suécia, que inclusive é filha de mãe brasileira e possui cidadania daqui.
A espada
A espada encontrada por Saga está atualmente guardada em um museu e sendo estudada por arqueólogos suecos. Ela tem uma lâmina de 85 centímetros e foi encontrada guardada em uma bainha de madeira e couro. Estima-se que ela tenha sido feita no século V ou VI, sendo, portanto 200 ou 300 anos mais velha do que os primeiros vikings. Veja:
Após ser devidamente estudado e submetido a processos para ajudar em sua conservação, a espada deve ser exposta em algum museu nacional, ao lado de outras armas da mesma época ou mais recentes.