25 históricas curiosidades sobre os dinossauros

0

Acredita-se que os dinossauros apareceram há cerca de 230 milhões de anos e que dominara a Terra durante 165 milhões. Confira as maiores curiosidades sobre esses grandes répteis.

curiosidades sobre os dinossauros

Confira 25 incríveis curiosidades sobre os dinossauros

 

Os répteis anciãos
Os dinossauros foram répteis que viveram na Terra entre 230 e 65 milhões de anos atrás.
Na Era Mesozoica
Os dinossauros viveram durante um período da história da Terra chamado de Era Mesozoica (“vida média”). Eles viveram durante os três períodos desta era: o Triássico, Jurássico e Cretáceo.
Entre carnívoros e herbívoros
Os dinossauros carnívoros são conhecidos como terópodes, porque tinham garras afiadas e enganchadas nos dedos dos pés. Em contraste, os dinossauros que comem plantas costumavam ter cascos ou unhas dos pés.
As grandes “janelas” no crânio
Os crânios de dinossauros tinham grandes buracos ou “janelas” que os tornavam mais leves. Alguns dos maiores crânios eram tão compridos quanto um carro.
Espécies e mais espécies
Os cientistas estimam que havia mais de 1.000 espécies diferentes de dinossauros não-aviários e mais de 500 gêneros distintos. Eles especulam que existem muitos dinossauros ainda não descobertos e que pode haver até 1.850 gêneros.
Toneladas de comida por dia
Alguns dos maiores comedores de plantas tinham que comer tanto quanto uma tonelada de comida por dia. Isto é semelhante a comer uma pilha do tamanho de um ônibus de vegetação todos os dias.
Não exatamente dinossauros
Embora o Mosassauro, Ictiossauro, Pterossauro, Plesiossauro, e o Dimetrodon sejam comumente acreditados como dinossauros, eles não são tecnicamente dinossauros. O termo “dinossauro” refere-se apenas a répteis terrestres que têm uma estrutura específica de quadril, entre outras características.
Não tão grandes
Enquanto muitas pessoas pensam que os dinossauros eram enormes, geralmente, o tamanho deles era comparado ao de um ser humano ou menor. Os cientistas acreditam que os ossos maiores eram mais fáceis de serem fossilizados.
Enormes caudas
Algumas caudas de dinossauros tinham mais de 13 metros de comprimento. A maioria dos dinossauros tinha caudas longas que os ajudavam a manter o equilíbrio ao correr.
O primeiríssimo
O primeiro dinossauro conhecido encontrado até agora foi o Eoraptor (“ladrão da madrugada”). Foi assim chamado porque viveu no começo da Era dos Dinossauros. Era um comedor de carne do tamanho de um Pastor Alemão. O primeiro esqueleto do Eoraptor foi descoberto na Argentina em 1991. No entanto, outro dinossauro foi recentemente encontrado em Madagascar que data como sendo de 230 milhões de anos de idade. Ainda não foi nomeado.
Origem da palavra
A palavra “dinossauro” foi criada pelo paleontólogo britânico Richard Owen em 1842. É grega e significa “lagarto terrível”. Em vez de sugerir que os dinossauros eram assustadores, Owen usou o termo para se referir à sua majestade e tamanho.
Os períodos do répteis
Os primeiros dinossauros que apareceram durante o período Triássico há 230 milhões de anos eram pequenos e leves. Os dinossauros maiores como o Braquiossauro e o Tricerátopo apareceram durante os períodos Jurássico e Cretáceo.
O nome mais longo
O dinossauro com o nome mais longo é o Micropaquicefalossauro (“pequeno lagarto cabeça-dura”). Seus fósseis são geralmente encontrados na China.
Dominando a p*rra toda
Os dinossauros dominaram a Terra por mais de 165 milhões de anos. Os seres humanos existem há apenas 2 milhões de anos.
A extinção de todos
Muitos cientistas acreditam que um enorme meteorito atingiu a Península de Yucatán, no México, há 65,5 milhões de anos e causou a extinção dos dinossauros, bem como os Pterossauros e os Plesiossauros. A cratera de 180 quilômetros de largura foi causada por uma rocha de 9,6 quilômetros de diâmetro. Teria atingido a crosta terrestre com imensa força, enviando ondas de choque ao redor do mundo. Nenhum animal terrestre mais pesado do que um grande cachorro sobreviveu. No entanto, animais como tubarões, águas-vivas, peixes, escorpiões, pássaros, insetos, cobras, tartarugas, lagartos e crocodilos sobreviveram.
Idade desconhecida
Ninguém sabe exatamente quanto tempo durava a vida de um dinossauro. Alguns cientistas especulam que alguns viveram durante 200 anos.
O primeiro ninho
O explorador Roy Chapman Andrews encontrou o primeiro ninho de dinossauro conhecido pela ciência em 1923 no Deserto de Gobi, na Mongólia. Antes de encontrar o ninho, os cientistas não sabiam como os bebês de dinossauros nasceram.
Do tamanho de uma bola de basquete
Os maiores ovos de dinossauro eram tão grandes quanto uma bola de basquete. Quanto maior o ovo, mais espessa era a casca. Então, se os ovos tivessem sido maiores, os bebês de dinossauros provavelmente não teriam conseguido sair.
Primeiramente, os carnívoros
Os primeiros dinossauros eram carnívoros. Mais tarde apareceram os herbívoros (comedores de plantas) e os onívoros (ambos comedores de carne e plantas).
O mais rígido
O Tricerátopo tinha o maior crânio com um escudo sólido que qualquer outro dinossauro. Tinha até 2 metros de comprimento, com um escudo ósseo sobre o pescoço.
A primeira descrição
A primeira descrição registrada de uma possível descoberta de ossos de dinossauros remonta a 3.500 anos atrás na China. Na época, as pessoas não sabiam nada sobre esses répteis, então elas pensaram que sua descoberta, que era alguns dentes de dinossauros, pertencia a dragões.
O maior réptil aquático
Medindo 15 metros, o Liopleurodon foi o maior réptil aquático, com metade do tamanho da baleia-azul.
Ossos cheios de ar
A maioria dos dinossauros carnívoros tinha os ossos cheios de ar. Embora seus ossos fossem enormes, não eram tão pesados quanto pareciam. Os pássaros têm o mesmo tipo de ossos ocos.
Os mais inteligentes
Pequenos comedores de carne eram provavelmente o tipo mais inteligente de dinossauros.
Explicação para a posição dos olhos
Os olhos dos seres humanos ficam na frente do rosto para que eles possam ter uma visão em 3D. Os dinossauros comedores de plantas, como os Tricerátopos, tinham os olhos na lateral da cabeça, para que pudessem observar o perigo enquanto se alimentavam.
  Em um surto de zumbis, qual seria o melhor lugar para sobreviver?

 

FONTE



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com