De perfume a churrasco: 10 coisas cotidianas que podem ser feitas com urina e fezes

0

Você, por acaso, já imaginou que algumas coisas do nosso dia a dia podem ser feitas a partir de urina e fezes? Por mais nojento e bizarro que isso possa parecer, vale lembrar que eles podem resultar em coisas benéficas para nossa saúde e a de muitos animais.

Confira abaixo 10 coisas cotidianas que podem ser feitas a partir de urina e fezes.

Perfume

urina e fezes-5

As fezes da baleia cachalote costumam ser bastante gordurosas por conta da presença do âmbar cinza, uma substância que se forma no trato digestivo desses anos a redor de objetos pontiagudos, como o bico de lulas.

No entanto, por incrível que pareça, o âmbar cinza é uma substância muito visada por nós por ser um ingrediente usado em algumas fragrâncias de perfumes. A substância pode valer de 68 a 180 mil dólares.

Tintura

urina e fezes-1

Existe uma cópia bizantina do Novo Testamento da Bíblia, de 1,5 mil anos atrás, que possui páginas roxas. Pesquisadores descobriram que se trata de uma pintura que tem entre seus ingredientes urina humana.

Uma análise das páginas descobriu que essa tintura é feita por uma mistura da tinta expelida por um fungo, que é processada com a ajuda de urina fermentada. Para deixar o livro ainda mais bonito, as letras foram escritas com tintas prateadas e douradas. Acredita-se que o manuscrito foi escrito na Síria, entre os séculos 5 e 6.

Churrasco

churrasco-vegetais-carnes

Você nunca deve ter imaginado que urina e fezes seriam utilizadas para nossa alimentação, não é mesmo? No entanto, pesquisadores japoneses afirmam que conseguiram transformar as fezes humanas em um pedaço de bife.

Os cientistas foram capazes de isolar as proteínas presentes nos dejetos humanos, que foram combinadas com carboidratos e gorduras, resultando em uma substância que realmente lembra um bife.

Especialistas acreditam que é realmente possível comer esse bife, mas recomendam cozinhá-lo por completo antes de ingeri-lo.

Água

urina e fezes-2

Não achou convidativo comer um bife feito de fezes humanas? Então, que tal tomar um copo d’água…que foi tratada a partir de nossa urina e fezes? Tudo isso graças a um inovador sistema que aquece os dejetos do esgoto, separa o vapor da água, realiza seu tratamento e a deixa pronta para ser consumida novamente.

Por mais bizarro e nojento que possa parecer, esse sistema pode ser uma solução para países com saneamento básico precário, bem como resolver a falta de água potável em alguns locais do planeta. Bill Gates, inclusive, é um investidor dessa nova tecnologia.

Tijolos

Cientistas já conseguiram criar tijolos a partir de urina, que são baratos e podem servir de alternativa para muita gente. Mas como que isso é possível?

Os cientistas misturaram urina com cal hidratada, coaram o líquido e o combinaram com areia e bactérias, transformando-o em uma substância parecida com cimento. Os tijolos lembram bastante calcário e como se formam em temperatura ambiente, não é sequer preciso aquecê-los. E o cheiro de urina desaparece em até 48 horas.

Salame

urina e fezes-4

Eis outro alimento que pode ser feito com a ajuda de urina e fezes. Cientistas encontraram uma forma de usar as bactérias presentes nas fezes de bebês para fazer salames considerados deliciosos e saudáveis.

Vale lembrar que bactérias já são utilizadas na fermentação de muitos alimentos e bebidas, como queijos, vinhos e cerveja. Esse salame em questão é feito a partir da fermentação, feita pelas bactérias presentes nas fezes de bebês, de carne de porco.

Terapia

As vacas tradicionais podem ser futuramente substituídas por essas!
As vacas tradicionais podem ser futuramente substituídas por essas!

Na Índia, sabemos que as vacas são animais sagrados. Tanto que a urina delas é usada em certas terapias por, pelo menos, 5 mil anos. Tanto que um grupo promove o uso da excreta dos animais para curar de 70 a 80 doenças consideradas incuráveis.

No entanto, especialistas já questionaram a efetividade de remédios que contém a urina de vacas, especialmente para o tratamento e prevenção de cânceres.

Combustível para robôs

Os EcoBots são robôs movidos a urina que foram criados com o intuito de monitorar a poluição ao seu redor. Na realidade, a excreta é misturada com um tipo de combustível especial, que possui micróbios vivos.

Os micro-organismos usam a urina para gerar elétrons, que são transformados em energia elétrica para esses robôs. E versões anteriores da criação usavam outras coisas, como água de esgoto, moscas mortas ou coisas em processo de apodrecimento.

Probióticos

Mais um item que deve se beneficiar dos micróbios que estão nas barrigas dos bebês. Apesar de ainda não existirem, cientistas acreditam que, um dia, esses micróbios podem ser utilizados para a produção de alimentos probióticos, que podem tratar algumas desordens digestivas.

O faz dos micróbios das fezes de bebês tão diferentes é que eles são capazes de promover a produção de moléculas chamadas de ácidos graxos de cadeia curta, que são normalmente associados com intestinos saudáveis.

Fertilizante (para o oceano)

urina e fezes-3

Como as baleias estão entre os maiores animais do planeta, é normal que elas produzam as maiores quantidades de urina e fezes do mundo. E isso é uma coisa boa, já que as duas excretas oferecem alguns nutrientes importantes para algumas criaturas marinhas.

O que contribui para a dispersão desses nutrientes no mar é que as baleias eliminam a urina e fezes como se fosse uma nuvem. Os plânctons, que contribuem e muito para a cadeia alimentar marinha, agradecem e muito.

Fonte: LiveScience



Veja também:   Muçulmano criou a teoria da evolução séculos antes de Darwin

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com