Muita gente por aí tem o costume de beber café como forma de conseguir se manter acordado e ter aquele pique durante o dia para fazer todas as tarefas, não é mesmo? E o sonho de muitos é saber a quantidade exata da bebida que podemos ingerir. Uma resposta para essa pergunta acaba de ser dada, por incrível que pareça, em um estudo do exército dos Estados Unidos.
Após dez anos conduzindo estudos, os militares americanos conseguiram precisar a quantidade de café exata que você precisa beber para não pegar no sono durante o dia. O exército decidiu realizar essa pesquisa após constatar que uma parte de seus soldados só conseguia dormir, em média, cinco horas por dia (sendo que o recomendado é oito ou nove). E em situações de combate, esse tempo é ainda menor.
Segundo o estudo, se você dorme apenas cinco horas durante a noite, o ideal é consumir duas xícaras de café “fraco” (em que essa xícara precisa ter aproximadamente 100 miligramas de cafeína) após se levantar, mais duas quatro horas depois.
Já para aqueles que trabalham durante a madrugada e costumam sentir muito sono, o recomendável é tomar essas mesmas duas xícaras de café fraco assim que você começar a trabalhar.
Já em situações consideradas extremas, como poucas horas de sono durante um ou até dois dias, a seguestão do exército americano é que você beba duas xícaras à meia noite e às 4 e 8 da manhã para conseguir ter um pouco de pique extra durante suas atividades. Vale lembrar que muitos soldados podem chegar a ficar 60 horas acordados, dependo da situação em que se encontram.
Jaques Reifman, membro do Departamento de Pesquisa Médica e Material do Exército Americano, explicou que o grande objetivo desse estudo curioso foi analisar os benefícios do café em nossa vida.
Agora, o plano do exército dos EUA é lançar, em breve, um aplicativo que mostre para a pessoa a quantidade de café que ela precisa beber para ficar de pé durante. Devemos ter mais novidades daqui há algum tempo.