Dormir pouco realmente pode afetar o humor das pessoas, comprova estudo

0

Todo mundo fica um pouco mal-humorado depois de uma noite mal dormida, mas um novo estudo mostra que dormir pouco realmente pode causar isso, além de outros danos ainda mais significativos.

Aquela noite de insônia pode custar até alguns efeitos físicos, como uma queda de imunidade, mas principalmente, uma sequência de noites ruins pode literalmente tirar o prazer de tudo.

A pesquisa, conduzida por cientistas da Universidade de British Columbia, no Canadá, analisou oito noites de sono consecutivas de adultos entre 33 e 84 anos de idade.

Os quase dois mil voluntários fizeram relatórios de como haviam sido suas noites de sono e as experiências do dia, se haviam se aborrecido ou tido momentos agradáveis.

O que os pesquisadores notaram é que noites ruins, em que as pessoas dormiram pouco ou não conseguiram dormir, fazem com que elas não consigam perceber as coisas boas do dia seguinte.

A notícia boa é que o contrário também é inverso: noites tranquilas e bem aproveitadas facilitam para que valorizemos as coisas boas do dia.

Pessoas que possuem problemas de saúde crônicos, como dores, podem perceber esse bem-estar de maneira ainda mais evidente.

Todos os que apresentavam esse quadro, tiveram dias muito mais agradáveis após noites em que descansaram bastante. Será que essa não pode ser a chave para melhorar os seus dias e noites?

Qualidade e quantidade

Outro detalhe importante do estudo é que as melhorias ou pioras na qualidade de vida ao dormir pouco ou muito possuem relação com a qualidade do sono e não necessariamente com um sono de muitas horas.

Isso mostra que menos horas de sono de qualidade fazem mais diferença do que passar 12 horas na cama.

Além disso, foi descoberto que a relação entre dia e noite não ocorre no sentido contrário. Isto é, um dia bom ou ruim não vai interferir na qualidade do sono, enquanto uma noite boa ou ruim faz toda a diferença na qualidade do dia.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com