Elon Musk coloca em prática plano de levar internet barata a todo o mundo

0

Após o bem sucedido lançamento do foguete Falcon Heavy que levou o Tesla Roadster ao espaço, Elon Musk e a SpaceX devem lançar outro foguete, o Falcon 9, no próximo dia 17 de fevereiro. Dentro dele, vai mais um plano mirabolante do bilionário.

  SpaceX: maior foguete do mundo lança carro da Tesla ao espaço

A carga do foguete Falcon 9 consiste oficialmente em apenas um satélite que será lançado a pedido da companhia espanhola Paz. Mas a carga secundária é a mais interessante: dois pequenos satélites, que devem funcionar por apenas 20 meses, denominados Microsat-2A e Microsat-2B.

A SpaceX pretende colocá-los em órbita e testar a conectividade deles entre si, com outros satélites e com receptores na Terra, no que promete ser um teste para uma rede de banda larga mundial que Musk deseja criar.

O projeto possui o nome não-oficial de Starlink e Elon Musk simplesmente não fala no assunto. Porém, documentos sobre testes e funcionamento da rede são públicos e possuem bastante informação.

Musk pretende colocar em órbita mais de 4200 satélites em altitudes diferentes, criando dessa forma uma rede a nível mundial. Outros 7000 satélites em altitudes mais baixas completariam a implantação do projeto. Para efeitos de comparação, vale lembrar que atualmente pouco mais de 1700 satélites orbitam a Terra.

Internet mais rápida e mais barata

Relatórios da SpaceX destacam informações como o fato de que 57% da população mundial não possui acesso à internet por uma série de motivos, segundo a Unesco. O Starlink seria uma solução para boa parte dessas pessoas.

A rede poderia ser acessada através de um aparelho que deve custar entre 100 e 300 dólares, segundo afirmou Musk em 2015. A velocidade da internet seria de 1 Gigabit por segundo, cerca de 170 vezes mais rápida do que a média de velocidade da internet no mundo.

A rede de Musk poderia ainda acabar com dificuldades técnicas relacionadas à instalação de redes de fibra ótica, escavação de terrenos e até mesmo em questões de custos.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com