Elon Musk diz que o futuro da humanidade depende da fusão com as máquinas

0

Como a sociedade se torna cada vez mais automatizada por robôs e sistemas de Inteligência Artificial I.A, futuramente, um dos caminhos que a humanidade seguirá, será o de se fundir fisicamente as máquinas, diz o visionário da tecnologia Elon Musk.

Em comentários feitos na Cúpula Mundial do Governo em Dubai, o empresário bilionário Elon Musk, dono da companhia automotiva Tesla e do programas espacial SpaceX, disse que a dependência diária em tecnologia pessoal que temos, só vai aumentar com o passar do tempo – até o ponto em que a inteligência humana e o pensamento artificial (o das máquinas), efetivamente se tornarão um.

Até certo ponto já somos um “ciborgue”. Pense em todas as ferramentas digitais que você tem, seu telefone, seu computador, os aplicativos que você usa e o fato de que você pode fazer uma pergunta e obter instantaneamente uma resposta do Google, além de outras coisas, diz Elon Musk.

Chamando de “camada terciária digital” assa dependência que temos em tecnologia pessoal, Musk diz que já faz parte da nossa biologia neural, não somente afetando a maneira como pensamos, mas também a nossa capacidade de sobreviver ao nosso eu físico.

Pense no sistema límbico (unidade responsável pelas emoções e comportamentos sociais), como uma parte pensante do cérebro, e o seu eu digital como uma terceira camada. Se você morrer, seu fantasma digital ainda estará por aí virtualmete. Todos os seus dados, e-mails e mídias sociais ainda estarão “vivos” mesmo você já não estando mais aqui.

  Neanderthais praticavam odontologia entre eles, revela estudo

Embora seja fácil ver certa lógica nisto, a parte mais “fora da caixa” da visão de Musk é como a humanidade evoluirá no futuro – especialmente em um mundo onde os robôs podem executar muitos dos trabalhos feitos por humanos atualmente, e até mesmo nos superar, com máquinas atingindo a singularidade.

Nesse tipo de mundo, onde um grande número de trabalhadores desempregados sobrevivem com uma renda básica universal, como as pessoas encontrarão satisfação pessoal?

Musk responde que nós aprofundaremos e encurtaremos ainda mais nossos laços com a tecnologia, até o ponto de nos tornamos praticamente ciborgues, como uma forma de atualizar nossas habilidades naturais inerentes.

Segundo Musk, com o passar do tempo, veremos uma fusão mais próxima da inteligência biológica e da inteligência digital. Basicamente, tudo se resumirá à largura de banda do cérebro.

Interfaces de alta largura de banda para o cérebro serão algo que nos ajudarão a alcançar a simbiose entre a inteligência humana e a inteligência das máquinas, o que resolve um problema de controle e utilidade.

Não é a primeira vez que Musk fala sobre isso.

Recentemente, ele falou sobre a necessidade dos seres humanos considerarem a obtenção de implantes cerebrais no futuro, a fim de acompanhar a rápida evolução da inteligencia artificial. Uma tecnologia que Musk teme se tornar perigosa para o mundo se não for rigorosamente controlada.

  Sinal peculiar de rádio é detectado vindo de uma estrela próxima

Ele também tem sido conhecido por compartilhar algumas outras, digamos, observações interessantes sobre a vida e como a conhecemos.

Musk diz que não é impossível e talvez até provável, que o Universo físico que percebemos seja, na verdade, uma gigantesca simulação sendo executada por uma civilização alienígena mais avançada do que a nossa. E ele calcula que “as probabilidades de estamos na realidade base, ou seja, na real, é uma em bilhão”.

Ele também sugeriu que nós terraplanássemos o planeta Marte para torná-lo habitável. Talvez isso não esteja tão distante de acontecer, já que os desenvolvimentos mais recentes com foguetes do projeto SpaceX podem fazer com que voltemos ao Planeta Vermelho em menos de 10 anos.

É claro que, tanto quanto amamos essa ideia de aumentar nossos egos biológicos com melhorias cibernéticas nos dando várias tipos de novas habilidades, as visões de Musk sobre o futuro da Terra também têm seus problemas.

Em um mundo futuro onde é ilegal dirigir veículos porque ele se dirigem sozinhos pois é mais seguro, e não há empregos ou mesmo tarefas domésticas para nos ocupar, já que quase tudo foi automatizado, fazer um novo começo em Marte realmente não parece ser uma ideia tão ruim assim.

Fonte



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com