Entenda por que o tempo parece passar mais rápido a cada ano

0

Já teve a impressão de que quanto mais o tempo passa, mais rápido ele parece passar? Esse fenômeno pode ser explicado pela chamada Lei de Weber, que explica como a nossa percepção das coisas se altera de acordo com as quantidades, seja de tempo, ou várias outros fatores.

Veja também:   Homem diz ter construído máquina do tempo e que viajou até o século 45

O algoritmo criado pelo médico alemão Ernst Heinrich Weber ainda no século XIX explica que se comparamos duas quantidades pequenas de qualquer coisa, é mais fácil perceber a diferença entre elas. Em quantias maiores, no entanto, a mesma diferença que havia entre as pequenas passa um pouco mais despercebida.

Um exemplo disso pode se dar com um cômodo sem luz, que tem apenas uma vela acesa. Se as luzes do cômodo estivessem também acesas, quem entrasse demoraria um pouco mais para perceber a chama da vela. O mesmo acontece com o tempo.

Com o passar dos anos, o tempo parece passar mais rápido do que antes e isso é explicado pela Lei de Weber, conforme demonstrado pela matemática Hannah Fry. “Ainda que um ano tenha a mesma duração, a relação entre a duração de um ano e o tempo total que você já viveu fica cada vez menor”, explica ela em seu canal no YouTube.

Outro exemplo dado por Fry é o de um prisioneiro cumprindo sua pena. “Você sente menos um período de três meses atrás das grades do que um de seis meses. Mas o mesmo não se aplica a uma pena de 20 anos e uma de 20 anos e três meses”, afirma.

Lei de Weber e o dinheiro

A Lei de Weber é frequentemente aplicada no comércio, para alterar a percepção de quantidade e preço do consumidor. Um aumento pode ser percebido com muito mais facilidade em um item barato do que em um mais caro.

Dessa forma, não é raro encontrarmos preços com aumentos “disfarçados” ou a técnica de diminuir a quantidade do produto e manter o preço, de forma que o consumidor não perceba que saiu perdendo.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com