Por que ficamos nervosos quando temos muita fome? A ciência explica

0

Todo mundo conhece alguém que se transforma em uma verdadeira fera quando está com fome. A ciência tenta explicar o motivo de uma mudança emocional tão grande, que pode fazer a mais calma das pessoas se irritar por absolutamente qualquer coisa.

  Por que você fica com fome quando está bêbado?

A verdade é que ainda não se sabe exatamente de que forma a fome pode estimular as emoções a ponto de causar aquelas clássicas explosões de raiva. Para isso, a pesquisadora em psicologia e neurociência Jennifer MacCormack, da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, realizou algumas pesquisas.

Nos testes, McCormack reuniu dois grupos de pessoas. O primeiro grupo estava em jejum há pelo menos 5 horas, o segundo havia se alimentado logo antes de iniciar o teste. Os grupos foram divididos novamente em 2, sendo que metade escreveu uma redação livre e a outra metade escreveu um texto sobre suas emoções.

Depois, todos foram submetidos a um exercício propositalmente chato feito em computadores que falhavam também de forma proposital. No final, todos respondiam uma pesquisa de satisfação. Os dados mostraram que embora todo mundo tenha se irritado com o teste, do qual não sabiam a razão, aqueles que não se alimentaram e não escreveram sobre as emoções ficaram mais bravos do que a maioria.

Isso mostra que a fome por si só já é ruim, mas para que a irritação atinja o pico, são necessários estímulos negativos, ou pelo menos a ausência de estímulos positivos.

Comer é o remédio

Os pesquisadores explicam que a fome não causa o stress sozinha, mas deixa a pessoa um pouco confusa e mais suscetível aos estímulos negativos. Esses sim vão acabar provocando a ira de quem saiu de casa sem tomar café da manhã.

A solução mais simples para uma crise de irritação causada pela fome é mesmo comer alguma coisa. Aparentemente, as pessoas conseguem ponderar melhor sobre problemas e situações quando estão com a barriga cheia.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com