Foguete japonês explode logo após lançamento e vídeo impressiona

0

Assistir ao lançamento de um foguete para o espaço é algo espetacular que chama bastante nossa atenção, não é mesmo? Mas não foi caso do lançamento de um foguete criado por uma empresa startup japonesa, que ocorreu no último sábado (30): alguns segundos após o lançamento, ele caiu e explodiu, causando uma cena impressionante. Confira no vídeo abaixo:

No teste fracassado registrado no último sábado, o foguete, chamado de MOMO-2, é visto deixando a plataforma de lançamento. Mas apenas seis segundos após ser lançado, ele acabou caindo no chão e explodindo.

Felizmente, nenhuma pessoa se feriu, já que o foguete não era tripulado e não havia ninguém por perto. Ele tinha cerca de 10 metros de altura e foi criado pela empresa Interstellar Technologies, que tem como foco a criação de foguetes pequenos, leves e de baixo custo para lançar satélites ao espaço.

Esse foi o segundo teste conduzido pela empresa. O primeiro ocorreu em julho do ano passado e foi considerado parcialmente sucedido. O motivo é que o foguete, chamado apenas de MOMO, até conseguiu deixar a plataforma de lançamento sem maiores problemas, mas não alcançou o objetivo de passar dos 100 km de altitude, caindo pouco tempo após o lançamento.

A Interstellar Techonlogies trabalha em conjunto com a agência espacial japonesa, conhecida pela sigla de JAXA. Seu grande objetivo é lançar um satélite na baixa órbita da Terra até 2020.

Como dito anteriormente, a empresa tem como foco a produção de foguetes de baixo custo. Por exemplo, o MOMO original custou apenas 440 mil dólares. Para efeito de comparação, foguetes anteriores lançados pelo governo japonês custaram em torno de US$ 1,8 milhão.

Veja também:   Água é encontrada na atmosfera de planeta possivelmente habitável

De qualquer forma, a empresa se mostrou decepcionada com o ocorrido, mas disse que a plataforma de lançamento não sofreu danos significativos e que o acidente não a impedirá de alcançar o seu grande objetivo no futuro.

“Não conseguimos alcançar o que nós esperamos. Eu me desculpo por isso. Mas digo que eu gostaria de continuar a tentar”, revelou Takahiro Inagawa, presidente da empresa.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com