Um mundo estranho e invisível existe ao nosso alcance, e apenas os microscópios têm o poder de colocar essa dimensão escondida em fotos espetaculares.
Para homenagear a beleza e a importância científica de fotografias microscópicas – também chamadas de micrografias – o concurso de imagem da Nikon Small World entrega homenagens e prêmios para pesquisadores e amadores que capturam as imagens mais impressionantes.
Um punhado de juízes independentes escolhe as 20 melhores micrografias do concurso. Foram revisadas mais de 2.000 fotos de todo o mundo e selecionadas as melhores imagens com base na técnica, assunto e beleza inerente.
Os membros do juri também assistiram a centenas de vídeos impressionantes para a competição de 2017 da Nikon Small World in Motion.
A imagem mostrada no título da matéria é uma cabeça de tênia com todas as suas partes bucais visíveis em detalhes deslumbrantes. Para ver mais das imagens impressionantes que os juízes viram, continue abaixo.
Essa imagem ganhou o primeiro lugar. Ela mostra estruturas de queratina em células da pele humana “imortalizadas”, que são ferramentas cada vez mais importantes para pesquisadores médicos:
Esta imagem ganhou o segundo lugar. Ela mostra a cabeça cheia de sementes de uma flor:
Esta foto que parece o Pac-Man foi a terceira colocada. Mostra uma colônia de algas volvox que se abrem:
E aqui está uma foto completa de uma cabeça de tênia:
Esses são os esporos do pólen de lírio:
As células ciliadas sensoriais (vermelhas) e os neurônios (verde) revelam a estrutura de uma cóclea de rato (parte da orelha interna):
Este tecido tipo cartilagem foi composto e colorido para se parecer com uma árvore de Natal:
Uma foto em close-up do logo holográfico de um cartão de crédito:
As penas de um grande pássaro de titã brilham como um arco-íris sob um microscópio:
E finalmente, estruturas que parecem com âncoras se alinham na pele dos pepinos-do-mar:
Sciencealert via Businessinsider