Lembra do Desafio do Balde de Gelo? Que viralizou nas redes sociais de todo o mundo há algum tempo atrás?
Mais especificamente no ano de 2014, uma doença incurável foi o que deu origem à criação do desafio.
O desafio tratava-se de uma campanha que nasceu nos Estados Unidos e desafiava qualquer um a jogar um balde de água gelada na cabeça ou doar US$ 100 para a ALS Association. A organização, sem fins lucrativos, arrecada fundos para pesquisa e ajuda pacientes com a chamada Esclerose Lateral Amiotrófica.
A doença, conhecida no Brasil como ELA, é uma doença neuromuscular que se caracteriza pela lesão degenerativa dos neurônios motores.
O que muita gente nunca ficou sabendo é que um paciente específico foi quem inspirou a criação da brincadeira. Trata-se de Anthony Senerchia Jr.
A brincadeira criada por ele ajudou a arrecadar mais de 115 milhões de dólares para a ONG em apenas 8 semanas.
Portador da ELA, Anthony faleceu aos 46 anos na semana passada.
Eterno criador do Desafio do Balde de Gelo
“A atitude positiva e o espírito de luta de Anthony o ajudaram a vencer as expectativas dos médicos vivendo mais de dez anos além do seu prognóstico”, declarou seu obituário. “Se você perguntasse a Anthony, ele atribuiria isso ao seu amor e desejo de estar com sua filha Taya”.
“Ao longo de sua luta, Anthony manteve uma atitude positiva e dizia: ‘o que nos define não é o que tiramos da vida, mas o que devolvemos aos outros'”.
A partir desse pensamento, Anthony criou, antes de morrer, a ‘Anthony Senerchia Jr. Fundação de Caridade aos portadores de ELA’.
“Estamos em luto pela perda de Anthony Senerchia Jr e agradecemos à sua família, que ajudou a viralizar o #DesafioDoBaldeDeGelo, por doarem tanto de si mesmos enquanto ajudavam aos outros”