Homem vira gênio da matemática após pancada na cabeça; entenda

0

Jason Padgett era um jovem americano comum, que gostava de sair para beber e se divertir com amigos. Até que um dia ele levou uma pancada na cabeça que o transformou em um verdadeiro gênio da matemática, capaz de enxergar padrões e números de uma forma completamente diferente da grande maioria das pessoas, mas não sem antes passar por algumas complicações.

O próprio Padgett dá o resumo do que era sua vida antes da pancada acontecer. “Eu levava uma vida muito superficial. Só me interessavam as garotas, as festas e o álcool. Minha vida consistia em sair para bares em busca de garotas, beber, ir ao trabalho no dia seguinte com ressaca… Eu fazia isso de seis a sete noites por semana”, relembra o atual gênio.

A vida de Padgett mudou em 13 de setembro de 2002, quando saía de um bar na cidade de Tacoma, no estado americano de Washington. Acompanhado de um casal de amigos, ele foi seguido após sair do bar e um de dois assaltantes deu uma pancada em sua cabeça. Desnorteado, ele se lembra de ter mordido a perna de um dos homens e entregado sua jaqueta de couro.

Ele recebeu atendimento médico, mas os três anos que se seguiram foram os mais complicados de sua vida. O medo que a situação provocou acabou fazendo com que ele ficasse recluso e desenvolvesse um transtorno obsessivo compulsivo (TOC) com limpeza. Padgett limpava até as cédulas de dinheiro. Mas o trauma também trouxe bênçãos.

Veja também:   Como funciona e para que serve uma barragem de rejeitos de mineração?

Uma mente brilhante

Após a pancada na cabeça, Padgett começou a perceber padrões em todas as coisas que observava, com linhas formando fractais. “Tudo parecia ligeiramente pixelado, as nuvens, o sol… Observava a água escoar pelo ralo e via tangentes, com linhas como ondas, que se cruzavam. Era lindo, mas ao mesmo tempo assustador”, ele relembra.

A curiosidade sobre o que sentia o levou a procurar ajuda médica, onde foi diagnosticado com síndrome de savant, uma condição que amplia a capacidade das pessoas sobre determinadas áreas, no caso dele a matemática. Além disso, Padgett descobriu ter sinestesia, uma outra condição onde os sentidos são embaralhados, permitindo que ele enxergue números de forma diferente.

A pancada na cabeça fez com que Padgett mudasse de vida. Ele entrou para uma faculdade de matemática onde conheceu sua futura esposa e hoje é um grande estudioso da área. O novo gênio acaba de lançar um livro contando sua história, intitulado Struck by Genius (Golpeado pela Genialidade, em tradução livre).



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com