Internet quântica está chegando e deve revolucionar as comunicações

0

A computação quântica é uma realidade cada vez mais próxima. Uma internet quântica está sendo desenvolvida e ela deve revolucionar a forma como nos comunicamos hoje. Mas ainda há um longo caminho a percorrer.

Está sendo instalada na Holanda a primeira rede quântica, que irá conectar 4 cidades do país e deve ser completada em 2020. O projeto envolve pesquisadores da Universidade de Delft e promete ser um protótipo da internet quântica, mais ou menos como foi a ARPANET, criada pelo exército dos Estados Unidos, para a internet comum.

Alguns pesquisadores, como o físico Anton Zeilinger, da Universidade de Viena, acreditam que a rede holandesa representa o futuro da comunicação. “Eu sou pessoalmente da opinião de que no futuro, a maioria – se não todas – as comunicações serão quânticas”, afirma ele, que chefiou uma das primeiras pesquisas envolvendo teletransporte quântico, ainda em 1997.

Esse otimismo se deve às propriedades das partículas quânticas, que possuem um comportamento imprevisível, o que tornaria impossível a ação de hackers, por exemplo, que jamais conseguiriam copiar dados criptografados com essa tecnologia. Em resumo, a internet quântica seria muito mais segura.

A tecnologia já vem sendo usada parcialmente para criptografar informações. Satélites chineses estão atualmente em teste para agirem como nós, ou hubs, encurtando as distâncias entre as duas partes comunicantes, já que em distâncias muito longas, as informações se perderiam devido às propriedades das partículas.

Bits e qubits

Na computação normal, que usamos no dia-a-dia, os menores pedaços de informação, chamados bits, possuem apenas dois estados, 0 ou 1, que compõem a linguagem binária por qual os computadores conversam.

Na computação quântica, partículas de informação chamadas qubits (bits quânticos) podem estar nos dois estados ao mesmo tempo. Isso proporciona uma nova forma de compartilhar e gerar informação.

Os qubits permitiram, portanto, uma comunicação muito mais dinâmica, já que seriam literalmente teletransportados, podendo estar em mais de um local ao mesmo tempo. A tecnologia teria grande impacto em aplicações industriais, grandes fluxos de dados como transações bancárias e vendas online, sistemas de GPS e telescópios astronômicos.



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com