Katie Bouman: conheça a responsável pela 1ª foto de um buraco negro

1

A primeira foto tirada de um buraco negro é um marco no desenvolvimento científico e é sempre bom lembrar que existem pessoas por trás disso. Katie Bouman é uma das principais. Ela foi a responsável por desenvolver o algoritmo que possibilitou que a imagem fosse feita e sua trajetória é uma inspiração para as mulheres que pretendem seguir a dura e por vezes ingrata carreira científica.

Bouman é uma pesquisadora de 29 anos, ela trabalha no Instituto de Tecnologia na Califórnia e há anos trabalha com geração de imagens através de dados. Foi essa área de sua pesquisa que possibilitou a criação do algoritmo que nos deu a foto do buraco negro. O programa, cujo desenvolvimento foi comandado por ela, reuniu dados de diversos telescópios localizados ao redor do mundo e processou a imagem.

Veja a foto:

buraco negro-capa

O algoritmo de Bouman transformou os telescópios em uma só grande lente do tamanho da Terra ao cruzar os dados. A partir daí a imagem começou a ser processada e a cientista viralizou na internet por causa de outras duas fotos, além da imagem do buraco negro. Na primeira, ela aparece com uma expressão incrédula enquanto a foto do buraco negro é processada, enquanto na segunda, ela aparece ao lado de dezenas de discos rígidos onde os dados de todos os telescópios usados estão armazenados.

Confira as imagens:

Katie Bouman 2

Sexismo e mulheres na ciência

O trabalho de Katie Bouman a coloca ao lado de outras grandes cientistas do passado. Ela tem sido frequentemente comparada a Margaret Hamilton, que escreveu o código de programação que permitiu que a missão Apollo 11, da Nasa, levasse os primeiros seres humanos até a Lua.

Veja também:   John Wayne Gacy: a história do palhaço que inspirou Pennywise, de It: A Coisa

No entanto, o meio científico continua sendo muito preconceituoso com as mulheres. Na equipe de Bouman, que era composta por 200 pesquisadores, apenas 40 eram mulheres, e esse é um número razoavelmente alto em comparação com outros projetos.

Em tempos como esse, não é surpreendente o fato de que ela vem sendo alvo de comentários preconceituosos na internet sobre seu trabalho com a foto do buraco negro.



Discussion1 Comentário

  1. RAFFAELLO DAMGAARD NEVES

    Ela não eh criadora do software.

    A área de tecnologia eh incrível. Eu mesmo não sabia que esse software que gerou essa imagem trata-se de um sistema de código livre. Não tem um dono. Todos podem contribuir. Confere no GITHUB:

    https://github.com/achael/eht-imaging

    O código não mente. Lá vocês vão ver que o líder e maior contribuidor nesse projeto foi Andrew Chael‏. Essa moça, dentre muitos também contribuiu.

    Apenas olhem o github e tirem suas próprias conclusões. Sei que vai contra a “narrativa de minorias” de muitos aqui. Mas o crédito deve ser dado pra pessoa certa.

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com