Estudo diz que Lua Cheia altera o sono das pessoas sem que elas saibam

0

Sabemos que a iluminação, especialmente a artificial, afeta o sono dos seres humanos. Mas um estudo mostrou que a Lua também influi nisso, especialmente a Lua Cheia, a mais iluminada de todas as fases do nosso satélite.

Embora a interferência lunar seja praticamente impossível de ser percebida, ela existe e pode fazer a diferença no ciclo de sono da população.

Cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, realizaram um experimento com voluntários da cidade americana de Seattle e também com membros do povo indígena Toba-Qom, que vive na provícina de Formosa, na Argentina.

Os indígenas foram divididos em três grupos: sem acesso, com acesso moderado e total acesso a energia elétrica.

Os voluntários receberam monitores de atividade em seus pulsos e tiveram sua atividade monitorada durante o sono ao longo de um ciclo lunar.

Os resultados mostraram que, embora as pessoas com menos acesso a energia elétrica sofram um efeito mais forte das fases da Lua, isso também ocorre com quem vive em áreas urbanas.

Foi observado que nos dias que precedem uma Lua Cheia, o tempo de sono diminui e, em geral, as pessoas vão para a cama mais tarde. Isso se deve a iluminação dessa fase, a mais forte de todas.

Os cientistas ainda não sabem exatamente como essa relação acontece e mais testes devem ser feitos, já que o estudo contou com cerca de 500 voluntários apenas, mas os efeitos foram comprovados.

Costumes ancestrais

O estudo sugere que a Lua vem influenciando o sono dos humanos desde os tempos pré-históricos, a ponto de que mesmo hoje em dia, com iluminação artificial, esse efeito ainda poder ser comprovado através de experimentos.

Com uma noite mais clara, iluminada pela Lua Cheia, as pessoas poderiam fazer mais atividades em um horário mais avançado.

Outro ponto que parece comprovar essa tese foi a entrevista feita com os voluntários do povo Toba-Qom, da Argentina, especialmente os que não possuem acesso a energia elétrica.

Foi comprovado que para eles, as noites de Lua Cheia estão mais associadas a atividades como pesca, caça e relações sexuais, entre outros.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com