Marte alcança o ponto mais próximo da Terra nesta terça; saiba como ver

0

Marte é um dos nossos planetas vizinhos mais próximos e nesta terça-feira, 14, ele estará especialmente próximo, a ponto de poder ser observado.

Acontece que o planeta vermelho estará em oposição ao Sol, o que não só o coloca mais perto da Terra, como também oferece condições para que sua visibilidade a partir daqui seja a melhor possível em bastante tempo.

Estar em oposição significa que para nós, na Terra, o Sol estará de um lado, enquanto Marte estará na posição exatamente oposta.

Por isso, por volta das 7h da noite, quando o Sol vai ter acabado de se por no oeste, será possível olhar para o leste, no sentido oposto, e ver Marte bem brilhante.

Ele também estará em sua posição mais próxima da Terra neste momento, que será de pouco mais de 62 milhões de quilômetros.

Pode parecer muito, mas basta lembrarmos que em sua maior distância possível, Marte pode ficar a até 401 milhões de quilômetros longe da Terra, tendo ainda o Sol no meio do caminho.

Sua observação será favorecida pela oposição em relação ao Sol. Estando “atrás” da Terra para quem observa Marte, a estrela estará emitindo luz diretamente sobre o planeta vermelho, tornando-o ainda mais brilhante no céu e favorecendo seu destaque no céu, que já será grande devido a aproximação.

Como observar

Marte deve “nascer” no céu noturno por volta das 19h, mas deve alcançar o ponto mais alto por volta das 0h05 do dia 14, no horário de Brasília.

Em outras regiões do Brasil pode haver uma pequena diferença de horário e localização, mas a não ser que o céu esteja nublado, será bem fácil enxerga-lo.

O brilho de Marte é facilmente distinguível de Vênus, outro vizinho próximo da Terra que não raramente marca presença no céu noturno.

Ele é a chamada “estrela d’Alva” e possui um brilho, no geral, mais forte e mais claro, próximo de uma luz branca. Marte deve ser um pouco menos brilhante e com uma coloração avermelhada ou amarelada.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com