Médicos se surpreendem com o tamanho de pedra na bexiga de um paciente

0

A pedra na bexiga é causada por inflamação no órgão e não deve ser confundida com os cálculos renais. Geralmente, corpos desidratados ou com urina muito concentrada podem fazer com que ela comece a formar cristais. Esses cristais se acumulam e formam pedras que podem crescer cada vez mais.

Em pessoas que tiveram doenças no órgão e precisaram remover a bexiga, a tendência dessas pedras se formarem é ainda maior. Isso porque as “neobexigas” permitem que a pedra cresça consideravelmente antes de apresentar sintomas.

Foi exatamente isso que aconteceu com um norte-americano de 64 anos que surpreendeu os médicos durante uma cirurgia. O caso foi relatado em um estudo publicado no periódico médico “The New England Journal of Medicine”.

Na bexiga do homem, que foi substituída há 10 anos graças a um câncer, foi encontrada uma pedra de inacreditáveis 12 centímetros! Pesando 770 gramas, os médicos chegaram a comparar a pedra com um ovo de avestruz – que costumam chegar a 15 centímetros e 1,5 quilos.

Os médicos relataram que pedras desse tamanho não são comuns. Apesar disso, essa não foi a maior pedra registrada pela medicina!

O atual recordista, com registro inclusive pelo Guinness Book, é um brasileiro. O homem tinha uma pedra de 18 centímetros alojada na bexiga.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com