Localizado em Keystone, nos estado de Dakota do Sul, nos Estados Unidos, o Memorial Nacional do Monte Rushmore é uma grande escultura, que se encontra na região de Black Hills.
A obra de arte contempla o rosto de quatro presidentes dos Estados Unidos, que representam os primeiros 150 anos de história do país. São eles: Gerorge Washington (1789 – 1797), Thomas Jefferson (1801-1809), Abrahan Linconln (1861-1865) e Theodore Roosevelt (1901-1909).
A história do Monte Rushmore
A obra foi construída pelo escultor Gutzon Borglum e demorou 14 anos para ser terminada. Gutzon morreu pouco antes de completar sua obra, que foi terminada por seu filho, Lincoln Borglum.
A construção teve início em 1927 e os rostos foram concluídos em 1939, mas o Memorial só foi inagurado em 1941. Cada escultura possui mais de 18 metros de altura.
O monumento, que passou a ser o símbolo do otimismo americano após a vitória da Primeira Guerra Mundial, é hoje uma das atrações mais conhecidas e visitadas dos Estados Unidos.
Desde 1966 o Monte é parte do Registro Nacional de Lugares Históricos.
Construção feita de modo rústico
O Memorial Nacional do Monte Rushmore possui uma área total de cerca de 1.278 hectares, o equivalente a 5,17 km².
A construção do monumento gigantesco foi feita sem muita tecnologia, utilizando dinamites e marretas e martelos para esculpir. Vale ressaltar, que o granito do Monte Rushmore é uma das pedras mais duras do mundo.
O projeto custou cerca de US$ 989.992,32, o que hoje é considerado um valor baixo pela grandeza do monumento. Entretanto, é preciso lembrar que naquela época esse montante valia muito mais do que nos dias atuais.
Apesar da rotina perigosa de trabalho, nenhum operário morreu.
Uma reforma necessária
Em 1998, toda a área do Memorial parou para uma reforma que durou dez anos. O objetivo destas mudanças foi melhorar o ambiente para os turistas.
Anualmente, alpinistas cuidam da manutenção das esculturas, selando as fissuras causadas pela erosão.
Polêmica envolvendo nativos americanos
Até hoje o Monte Rushmore faz parte de uma polêmica envolvendo os nativos norte-americanos. Isso porque, os Estados Unidos ocupou uma área da tribo Lakota Sioux, após a Guerra de Black Hills, em 1886. A montanha era tida pelos nativos americanos como um local sagrado.
O Tratado do Fort Laramie, de 1868, havia concedido o título da terra às tribos de Lakota perpetuamente, mas a posse durou apenas seis anos.
Para muitos o Monte Rushmore era visto como um símbolo de vergonha pela superioridade racial que ele representa frente à invasão de terras nativas e sua posterior construção.
Pedido de desculpa ao nativos
Para homenagear os nativos americanos, está sendo construído o Crazy Horse Memorial, desde 1948, em outra parte de Black Hills.
A unica parte mais adiantada da construção é um rosto de índio com 27 m de altura. Até hoje a escultura de um grande cavalo está em construção, sendo difícil prever a data de conclusão.
Quando ficar pronta, a escultura terá 172 m de altura, bem mais alta do que as esculturas do Monte Rushmore.