Mulher não consegue ouvir vozes de homens devido a rara condição

0

Uma mulher na China simplesmente acordou sem conseguir ouvir vozes de homens, apenas sons de frequência mais alta, ou seja, mais agudos. Ela foi dormir na noite anterior com um zumbido nos ouvidos e fortes náuseas, mas jamais poderia imaginar que iria acordar no dia seguinte com uma condição tão rara que limita sua audição de forma bastante impactante.

A mulher, que se identificou apenas pelo sobrenome Chen, conta que ao acordar não conseguia ouvir a voz de seu namorado quando ele falava com ela. Ao procurar o hospital, o mesmo aconteceu. “Ela conseguia me ouvir quando eu falava com ela, mas quando um jovem paciente entrou, ela não o conseguia ouvir”, relatou a Dra. Lin Xiaoqing, otorrinolaringologista do Hospital Qianpu, na cidade de Xiamen.

Chen foi diagnosticada com uma condição extremamente rara chamada de “perda auditiva de baixa frequência”. Essa condição é rara porque a maioria das perdas auditivas ocorre de forma inversa, com o paciente tendo dificuldade para identificar sons de alta frequência, mais agudos. No caso da mulher, o problema era o contrário: Chen ouvia os sons mais agudos, como vozes femininas, porém não conseguia identificar sons de frequência baixa, mais graves, como geralmente são as vozes de homens.

A condição também é chamada de perda auditiva de inclinação invertida e atinge apenas cerca de 13 mil pessoas em todo o mundo. Felizmente, ao menos no caso de Chen, a recuperação é possível após tratamento.

Veja também:   Europeus mataram tantos índios na América que o clima do mundo mudou

Relaxe e escute

De acordo com a Dra. Xiaoqing, condições como essa são provocadas principalmente por excesso de tensão, stress e hábitos desregrados. A paciente confirmou que estava trabalhando mais de 10 horas por dia, dormindo pouco e se estressando muito com problemas pessoais nos últimos tempos, o que certamente contribuiu para o quadro de perda parcial da audição.

A otorrinolaringologista afirma ainda que aos primeiros sintomas, que podem incluir náuseas, dores de cabeça e ouvido e outros, o paciente deve procurar ajuda médica, para que o tratamento seja iniciado imediatamente e a perda da audição possa ser revertida.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com