Nestlé pretende eliminar canudos de plástico de todos os produtos

0

A Nestlé anunciou que planeja eliminar os canudos de plástico de todos os seus produtos. A multinacional de alimentos suíça disse que a partir de fevereiro começará a usar materiais alternativos para substituição dos canudos.

A empresa informou, ainda, que pretende lançar embalagens de papel para os produtos Nesquik no primeiro trimestre de 2019, para o biscoito Yes no segundo semestre deste ano, para o chocolate Smarties durante 2019 e para o achocolatado Milo em 2020. A companhia planeja também eliminar todos os plásticos não recicláveis ou de difícil reciclagem de seus produtos entre 2020 e 2025, por meio do uso de materiais alternativos para as embalagens.

O início dos protestos contra os canudos

Na guerra mundial contra o plástico, os canudos plásticos conquistaram rapidamente o posto de maior vilão quando um vídeo gravado em 2015, no litoral da Costa Rica, viralizou na internet. São minutos de agonia até que ambientalistas conseguem retirar um canudo preso na narina de uma tartaruga marinha.

Estima-se que somente os americanos usem – e descartem – 500 milhões de canudos plásticos por dia. Cada canudo leva pelo menos 500 anos para se decompor na natureza.

Assista ao vídeo viral com a tartaruga a seguir.

Números

Estudo feito este ano pela Comlurb na praia de Copacabana revelou uma grande quantidade de canudos plásticos descartados na areia. A análise foi feita com o lixo coletado entre os Postos 5 e 6, num trecho de um quilômetro da praia, no dia 3 de março de 2018.

Veja também:   Katie Bouman: conheça a responsável pela 1ª foto de um buraco negro

O trabalho revelou que o plástico foi o componente de maior incidência (24,5%) do lixo praiano. Lá estavam garrafas PET, copos de guaraná natural e mate e, para surpresa dos pesquisadores, os canudos. Eles eram 8,9% do total de plástico ou 3% de todo o lixo retirado no trecho.

Pressão ecológica faz surgir várias alternativas ao canudinho de plástico

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com