Netflix faz mal para a saúde das pessoas e do planeta, aponta estudo

1

Assistir um filme ou maratonar a temporada de uma série na Netflix parece um programa inofensivo, mas infelizmente as coisas não são tão simples assim. Um estudo publicado no jornal da Associação Americana do Coração e divulgado no site The Hollywood Reporter mostrou que a plataforma de streaming prejudica não só a saúde de quem assiste, mas também o planeta.

O primeiro dado alarmante trazido pela pesquisa é uma herança direta da TV para as plataformas de streaming. Segundo a pesquisa, assistir TV ou Netflix por quatro horas ou mais todos os dias, aumenta em 50% a chance de infartos e doenças cardiovasculares. Sabemos que uma trilogia de filmes ou uma temporada de uma série ultrapassa muito essas quatro horas, então é melhor pegar mais leve nas maratonas.

Além disso, um outro estudo no Reino Unido reporta diminuição do desempenho sexual masculino nos últimos anos e associa essa baixa a alguns hábitos, que incluem ficar assistindo filmes e séries até muito tarde. Resumindo, de forma mais ou menos indireta, a Netflix está causando um problema de impotência sexual masculina.

Existe ainda a questão psicológica. O estudo americano acusa a Netflix de incentivar o tabagismo através de suas atrações, algo que a empresa já afirmou estar se empenhando em diminuir. Uma série em específico, 13 Reasons Why, fez com que o número de suicídios entre jovens aumentasse, obrigando a plataforma a cortar uma cena de suicídio específica da série.

Poluição, mas não visual

Pode parecer sem sentido, mas a Netflix também é uma grande poluidora do planeta. Segundo o The Shift Project, em medições realizadas com base no Acordo de Paris, assistir a 10 minutos de vídeo em HD é o equivalente a manter um forno elétrico de 2 mil watts ligado por 5 minutos, em potência máxima.

Veja também:   Como seria uma guerra nuclear atual entre Estados Unidos e Rússia?

Outra pesquisa, da Maxime Efoui-Hess, mostra ainda que para assistir 2 horas de conteúdo na plataforma de streaming, são necessários 6 quilos de dióxido de carbono. Para se ter uma ideia, gasta-se bem menos que isso para ir até o cinema assistir um filme, em média 200 gramas de dióxido de carbono.



Discussion1 Comentário

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com