Veja como é o nascer do sol em outros planetas

9

O nascer do sol é um dos fenômenos mais bonitos da astronomia. E o melhor: acontece todos os dias.

Não é difícil encontrar verdadeiros apaixonados pelo nascer do sol. O momento em que o Sol se oculta no horizonte, antes de dar início à noite, conquista olhares de muitas pessoas e serve como cenário para que fotógrafos disparem seus cliques.

Tanto o nascer quanto o pôr do sol são fantásticos, cada um com seu charme. E, obviamente, não é um acontecimento particular da Terra: o Sol também nasce em outros planetas, visto que eles também têm sua rotação própria.

O ilustrador Ron Miller, especializado na área científica, fez uma série de trabalhos digitais que simulam o nascer do sol nos outros países do Sistema Solar. As imagens foram feitas a partir de pesquisas feitas pelo próprio Miller com relação ao fenômeno, mas também preservam o tom artístico e imaginativo que uma obra do tipo deve ter. Ou seja: não espere tanta verossimilhança.

Veja:

Mercúrio

(Ilustração por Ron Miller)
(Ilustração por Ron Miller)

Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol. Está a “apenas” 60 milhões de quilômetros da estrela-maior, cerca de 39% da distância que ela está da Terra. Por isso, o nascer do sol por lá é tão brilhante.

Vênus

(Ilustração por Ron Miller)
(Ilustração por Ron Miller)

O segundo planeta mais próximo do Sol, Vênus está a 108 milhões de quilômetros de distância da estrela-maior, aproximadamente 72% do que a separa da Terra.

Marte

(Ilustração por Ron Miller)
(Ilustração por Ron Miller)

Marte está um pouco mais distante que a Terra está do Sol (cerca de 1,5 mais). No entanto, não é esse o fator determinante para que o astro principal do Sistema Solar fique menos visível: é que Marte tem fortes ventos, que carregam muita poeira para a sua atmosfera.

Veja também:   Por que os ouvidos doem em viagens de avião - e como amenizar isso

Júpiter

(Ilustração por Ron Miller)
(Ilustração por Ron Miller)

Essa é a visão do Sol a partir de Europa, uma das luas de Júpiter. A distância de Júpiter do Sol é cinco vezes maior com relação à da Terra.

Saturno

(Ilustração por Ron Miller)
(Ilustração por Ron Miller)

Os anéis sempre reconhecíveis de Saturno aparecem nessa simulação. Os raios de Sol são refratados a partir dos cristais de gelo e gases.

Netuno

(Ilustração por Ron Miller)
(Ilustração por Ron Miller)

Essa é a visão do Sol a partir de Triton, a maior lua de Netuno. O planeta está 30 vezes mais longe da estrela-maior que a Terra, ou seja, a visão é bem restrita.

Plutão

(Ilustração por Ron Miller)
(Ilustração por Ron Miller)

No planeta mais distante do Sistema Solar, o Sol não passa de um ponto brilhante. A luz que chega em Plutão é 1,6 mil vezes menor que na Terra. No entanto, em função da atmosfera local e da magnitude solar, ainda é 250 vezes mais brilhante que uma lua cheia vista da Terra.



Discussion9 Comentários

  1. Só uns poréns:

    – O sol em planetas com pouca ou sem atmosfera não seria visto na cor amarela, e sim na cor branca azulada.

    – Em Plutão, há uma névoa azulada durante o nascer do sol (no pôr do sol isso também vale).

    – Faltou o planeta Urano aí 😛

    Mas bem legal a matéria ^^

    • no inicio disse:

      -O ilustrador Ron Miller, especializado na área científica, fez uma série de trabalhos digitais que simulam o nascer do sol nos outros países do Sistema Solar.

      Ou seja não são fotos, são representações digitais feitas por computador

    • são só ilustrações em algumas imagens. por exemplo a gravidade de Júpiter é muito mais elevada a da Terra então de la não daria pra tirar fotos de dentro de Júpiter e saturno porque a nave ou sonda seria prensada e automaticamente destruída logo na decida ao solo por causa da tão densa gravidade desses planetas por isso da foto no solo da lua de Júpiter algumas senão todas são ilustrações por vários fatores alguns são gravidade combustível pra sair do planeta calor por exemplo mercúrio deve ser um mini inferno kkkkkkkkk de tão quente.

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com