Nova descoberta da Nasa reforça que Mercúrio está encolhendo

0

Pobre Mercúrio: o primeiro planeta do nosso sistema solar, como se já não bastasse ser pequeno e muito quente (e frio, ao mesmo tempo), está diminuindo de tamanho. Este é um assunto que astrônomos do mundo todo já debatem a algumas décadas. Mas uma nova descoberta da NASA mostra que o encolhimento pode ser maior que o esperado.

Um novo levantamento topográfico do planeta mostra a existência de um novo vale, que possui mais de mil quilômetros de comprimento, 400 quilômetros de largura e 3 quilômetros de profundidade.

Ele ainda é menor que a Valles Marineris, maior vale do nosso sistema solar, que fica em Marte. Mas é mais largo que o Grand Canyon, localizado nos Estados Unidos, e mais profundo que o Grande Vale do Rift, localizado no continente africano.

Este novo vale de Mercúrio esta ligado por meio de duas grandes escarpas, que é uma espécie de penhasco em formato de escada. Elas foram formadas por meio do resfriamento do interior do planeta, o que fez com que as rochas se empurrassem para cima.

Causas do encolhimento

mercurio-encolhimento

Para explicar o principal motivo do encolhimento, é preciso relembrar um pouco das aulas de geografia da escola: nosso planeta é composto por diversas placas tectônicas, que são as porções da crosta terrestre (também chamada de litosfera), que se movimentam e interagem entre si, o que ocasiona intensa atividade geológica, como terremotos e o surgimento de vulcões. Ao todo, a Terra possui 12 placas diferentes.

Mércurio também possui placas tectônicas. Ou melhor, apenas uma placa, ao contrário do nosso planeta. E ela está gradativamente diminuindo com o tempo, por conta do resfriamento do núcleo do planeta, que é composto por metais. E que também causou o surgimento das escarpas no novo vale.

“Diferente do Grande Vale do Rift na Terra, esse novo vale não surgiu por causa do arrastamento das placas tectônicas. É o resultado de uma contração global por conta da diminuição da única placa do planeta”, disse Tom Watters, cientista do Museu do Ar e Espaço, localizado em Washington.

Quanto o planeta encolheu?

O quanto Mercúrio diminuiu tem sido motivo de debate entre astrônomos e cientistas. A nave espacial Mariner 10 orbitou o planeta três vezes durante a década de 70 e sugeriu-se, a partir do que foi observado por ela, que o encolhimento foi de 2 a 4 quilômetros desde seu surgimento.

Mas os novos dados enviados pela nave espacial Messenger, que foi a responsável pela descoberta do vale, apontam que na realidade Mercúrio já encolheu pelo menos 14 quilômetros, muito mais do que os cientistas previram.



Texto por Augusto Ikeda, edição por Igor Miranda
DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com