Escovar os dentes é um hábito mais que comum e normal na vida de muita gente por aí, não é mesmo? Mas vira e mexe, é possível encontrar pessoas que não possuem o costume, não da forma que consideramos a convencional. Mas afinal, o que aconteceria com sua boca se você parasse de cuidar dos seus dentes?
Primeiramente, é importante ressaltar que é normal termos bactérias em nossa boca. Elas acabam se alimentos dos restos de alimentos que ficam presas nos dentes, o que resulta na formação da famosa placa bacteriana.
Mas é aí que começa o problema: quando começamos a deixar de escovar os dentes, a placa começa a se acumular e o nível de bactérias na nossa boca aumenta consideravelmente. Isso pode resultar na gengivite, que é a irritação das nossas gengivas, causada juntamente pela placa bacteriana. O problema pode resultar em dores, sangramento e mau hálito.
E ainda vale lembrar que esse é um problema bastante comum por aí, até mesmo em nosso país.
Só que as coisas ainda podem piorar. Se a pessoa ainda insistir em não escovar os dentes, o sistema imunológico entra em ação para combater esse acúmulo de bactérias. E isso acaba desgastando ainda mais os dentes e a gengiva. Basta observar a imagem abaixo para que você tenha noção de como essa história termina.
E o “fundo do poço” desse problema é quando os dentes, completamente abalados pela falta de higiene, começam a cair, a chamada periodontite. E nesse ponto da história, nem ainda querer voltar a escovar os dentes: só mesmo uma cirurgia para solucionar a questão.
O que poucos devem saber é que uma má higiene bucal também pode causar problemas outras partes do corpo. Por exemplo, quem atinge o estado de periodontite pode ter problemas renais, esse excesso de bactérias pode parar no nosso sangue e pode até mesmo resultar em demência no futuro.
Assim, pense muito bem antes de ignorar a higiene dos seus dentes. A situação pode ficar muito pior do que você imagina.