O que acontece com seu corpo quando você segura o xixi?

0

Todos nós, em algum momento de nossas vidas, já passamos pela situação de ir ao banheiro fazer xixi, mas por algum motivo, precisamos segurar esse desejo. No entanto, você por acaso já imaginou o que acontece com seu corpo se você segura o xixi? Entenda mais abaixo.

A nossa bexiga é capaz de segurar pouco mais de meio litro de urina. Quando ela chega a sua capacidade máxima, envia sinais para o cérebro, por meio de pequenos receptores, que avisa o órgão de que precisamos ir ao banheiro.

No entanto, a bexiga também possui alguns esfíncteres cilíndricos que te permitem segurar o xixi e evitam com que a urina vá até a sua uretra.

No entanto, se você tem o hábito de segurar o xixi por muito tempo, como é o caso de caminhoneiros durante longas viagens, já alertamos que essa não é uma coisa boa para seu corpo, pois pode resultar no surgimento de infecções.

De acordo com um vídeo do canal SciShow, do Youtube, esses esfíncteres são muito competentes, mas eles podem se enfraquecer se você segura o xixi constantemente.

Manter esse hábito pode resultar na chamada retenção urinária, que é condição que faz com que seu portador não consiga esvaziar a bexiga por completo na hora de urinar. Segurar a excreta por tanto tempo também pode expor nosso corpo a bactérias perigosas, o que pode resultar em uma infecção urinária ou na bexiga.

Mas isso ainda é pouco se comparado ao que aconteceu com o astrônomo dinamarquês Tycho Brahe, no século 16.

Veja também:   Por que cientistas querem que você não compre um celular novo

Um dia, Brahe estava participando de um banquete quando notou que precisava ir ao banheiro. No entanto, por questões de etiqueta, decidiu segurar o xixi. Mas quando chegou em casa, percebeu que não conseguia urinar.

Ele chegou a entrar em delírio por conta disso e morreu pouco tempo depois, após sua bexiga explodir.

Mas o caso de Brahe é uma exceção. Normalmente, se pessoa segura o xixi por tanto tempo, ela acaba molhando as calças. Mas no caso do astrônomo, o órgão provavelmente explodiu por que já estava danificado de alguma forma.

Mas casos de bexigas que explodem costumam ocorrer entre pessoas que estavam bêbadas ao ponto de sequer notarem que precisavam ir ao banheiro.

Caso tenha curiosidade de assistir ao vídeo do canal Sci Show, confira ele abaixo (atenção: está em inglês). Mas de qualquer forma, você deve ter notado que o hábito de segurar o xixi não é nem um pouco saudável, não é mesmo?



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com