O que aconteceria se um drone batesse na asa de um avião?

0

Já estamos nos acostumando a ver um drone voando por aí e captando imagens espetaculares do céu, não é mesmo? No entanto, isso já se tornou um motivo de preocupação dentro da aviação civil e você entenderá o motivo disso abaixo.

Kevin Poormon, professor da Universidade de Dayton, nos EUA, acredita que em breve, deve acontecer o primeiro acidente envolvendo um drone e um avião. Desta forma, ele e sua equipe conduziram um experimento no qual simularam um drone se chocando com a asa de um avião.

O drone, um quadricoptero de modelo pequeno e que pesava 900 gramas, foi lançado a uma velocidade de 383 km/h contra a asa de um avião. E o resultado final é um pouco assustador. Basta assistir ao vídeo abaixo.

“Enquanto que o quadricoptero ficou destruído, sua energia e massa juntos foram o suficiente para causar danos significativos à asa do avião”, disse Poormon.

Sim, os danos, aparentemente, não foram lá grande coisa. Mas Poormon e sua equipe notaram que foi o suficiente para danificar a longarina, estrutura responsável por estabilizar a asa durante um voo. Em comparação, o experimento criou um pássaro falso com gel e fez a mesma coisa. Os danos foram semelhantes, mas não afetaram a longarina.

Portanto, torça para que isso não ocorra com você durante um voo, pois esse dano já é o suficiente para fazer um avião cair.

“Todo o peso da aeronave fica suspenso na longarina. Se você danificar a longarina em um dos lados, você não sobreviveria. A aeronave ia cair”, disse Poormon.

A asa de avião usada nesse experimento pertence ao modelo Mooney M20, uma aeronave de pequeno porte que cabe apenas quatro pessoas, incluindo o piloto. Apesar de não serem construídas com as mesmas especificações de aviões maiores, a estrutura de suas asas são semelhantes as das aeronaves comerciais, o que ilustra esse novo perigo em potencial.

Vários incidentes de drones voando próximos de aviões já foram relatados em diversos países do mundo. E em Nova York, no ano passado, outro quadricoptero se chocou com um helicóptero Black Hawk, o que destruiu o seu rotor traseiro.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com