Parasita encontrado apenas em animais é removido de olho humano

0

Pela primeira vez na história, um parasita ocular, que costuma afetar apenas bovinos, infectou o olho esquerdo de uma jovem no estado do Oregon, no noroeste dos Estados Unidos.

Tudo começou após a jovem, de 26 anos, começar a sentir uma irritação no seu olho esquerdo e conseguir retirar um dos vermes por conta própria. Preocupada que poderia perder a visão, foi até o médico, e durante a consulta, mais dois parasitas, conhecido pelo nome científico de Thelazia gulosa, foram removidos.

Em um período de 20 dias, um total de 14 vermes, que mediam, aproximadamente, 13 milímetros, foram retirados de conjuntiva e da superfície de seu globo ocular. O caso aconteceu em 2016, mas só foi divulgado no início desta semana.

Essa é a primeira vez na história que exemplares da Thelazia gulosa infectaram um olho humano. “Casos de infecções parasitárias oculares são raras nos Estados Unidos, e nesse caso, se tratou de uma espécie de Thelazia que nunca havia infectado humanos”, disse Richard Bradbury, autor do estudo que identificou o parasita.

Anteriormente, acreditava-se que apenas dois tipos de parasitas infectavam os olhos de seres humanos: a Thelazia callipaeda, encontrada na Ásia; e a Thelazia californiensis, que além do continente asiático, também costuma viver na Europa.

E para mostrar como esse caso é único e inédito, existem apenas 10 registros de casos de infecção causada pela espécie Thelazia nos Estados Unidos, e todos eles foram causados pela Thelazia californiensis.

Essa infecção é muito mais comum em animais, como gatos, cachorros e raposas, e costuma ser espalhada por diferentes tipos de moscas. Os médicos acreditam que a mulher contraiu os vermes enquanto andava a cavalo em uma região do Oregon conhecida pelo criação de gado.

Para a sorte da jovem, nada aconteceu com seu olho esquerdo, mas os vermes poderiam ter causado sérios problemas. Se eles conseguirem se mover pela superfície do olho, podem riscar a córnea e até mesmo causar cegueira.

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com